Em Sapucaia do Sul, 651 pessoas estão acolhidas em abrigos no ginásio do município, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otaviano Silveira e na Emef Hugo Gerdau.
Além desses locais, há pessoas em casas de parentes e até acampadas em outras áreas do município. Para todo contingente que está fora de casa por conta enchente, a prefeitura oferece assistência.
A informação foi dada pelo prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, em live na noite de domingo (5). O prefeito também anunciou duas ações para esta segunda-feira: a partir das 8 horas, todas as escolas estarão abertas para que as pessoas possam buscar água. O prefeito recomenda que as pessoas levem vasilhas para abastecer.
Na terça-feira também será divulgado cronograma de distribuição de água pelo caminhão-pipa. O abastecimento permanece suspenso na segunda e na terça-feira. Mas ao longo da semana, segundo Rodrigues, será avaliada pela Corsan a possibilidade de retorno do abastecimento nos próximos dias.
Como buscar as doações em Sapucaia?
A distribuição de doações ocorre nas escolas Otaviano e Hugo Gerdau. E a partir de segunda, também terá distribuição no Colégio João Freitas, na Justino Camboim. Tem material de higiene e uso pessoal, cobertores e rupas. “Já foram distribuídos mais 1,1 mil colchões”, destaca Rodrigues. Para quem puder doar, ainda precisa de mais colchões, toalhas e materiais de higiene. Doação de alimentos ocorre na escola do bairro Fortuna.
Programa de voluntariado
“Nesta terça-feira começa o programa do voluntariado. É muito bem-vindo o voluntariado, na triagem das doações”, anuncia Rodrigues, ao mencionar a ajuda que o Exército vem prestando na cidade. Para quem quiser ser voluntário, a forma de inscrição é pelo site da prefeitura de Sapucaia do Sul, onde tem a ficha de inscrição. O prefeito também ressalta que os militares montarão três barracas atrás do ginásio da Emef Otaviano para atendimento médico e vacina.
LEIA TAMBÉM