PORTO ALEGRE ALAGADA
CATÁSTROFE NO RS: Portão 14 se rompe e Zona Norte de Porto Alegre está sob risco de alagamento
Contenção localizada próximo à Avenida Sertório coloca em alerta região do quarto distrito e bairro Sarandi
Última atualização: 03/05/2024 14:25
Enquanto o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, concedia entrevista coletiva atualizando a situação da Capital nesta sexta-feira (3), o diretor-geral Maurício Loss, que o acompanhava, foi informado do rompimento do Portão 14 do Muro da Mauá. O sistema de contenção que se estende desde o Centro da Capital até parte da free way.
Com o rompimento do portão 14, localizado abaixo da Avenida Sertório, os riscos de alagamentos na Zona Norte se ampliam, com possibilidade de a água invadir até a altura da Avenida Farrapos, passando por parte da Sertório. Isso fez com que o governo municipal comece um processo de evacuação.
“Quem puder ficar em casa de forma segura, fique em casa, e quem não pode aceite o apelo, vá para um vizinho, parente, amigo ou aceite o acolhimento da prefeitura”, pediu Melo em uma live realizada logo após a coletiva ao lado do governador Eduardo Leite.
Já são mais de 300 pessoas desabrigadas, a maior parte da região das ilhas, onde a cota de inundação é de 2,20 metros. Inicialmente abrigados no Pepsi On Stage, localizado próximo ao Aeroporto Salgado Filho, essas pessoas precisaram ser retiradas já a partir da noite desta quinta-feira (2), devido ao risco de alagamento do local.
As perspectivas apresentadas durante a coletiva e pelo governador eram bastante pessimistas. “Até amanhã haverá muita dificuldade, evitem deslocamentos desnecessários, façam consumo consciente dos itens”, pediu Leite.