Uma ação solidária de doação de móveis é realizada no Vale do Paranhana. Desde o final de semana, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Parobé atua na campanha para beneficiar famílias afetadas pela enchente. Ao todo foram cadastradas 70 famílias.
As primeiras entregas ocorrem nesta terça-feira (14). “Os três itens com maior procura são roupeiros, balcões de pia e suportes de cama box de casal. Porém, há também solicitações de mesas, cadeiras, geladeiras, máquinas de lavar roupa, sofás, armários de cozinha”, informa o pastor da igreja, Wagner Ardenghi de Oliveira.
Os interessados em doar devem contatar pelo WhatsApp (51) 99189-0087. A partir disso, é combinado o horário de entrega em um espaço cedido por uma empresa da cidade.
“É possível combinar o frete solidário de voluntários que também levarão os móveis nas casas das famílias atingidas pela enchente”, explica o pastor. Outra alternativa de doar é depositar um valor pelo Pix pela chave iAsd.parobe@ansr.org.br.
No local de depósito dos móveis, os voluntários recebem os itens e distribuem em espaços identificados com o nome da família e o que precisa. “Dessa forma, à medida que vai entrando a doação, vamos colocando naquele local”, complementa.
O pastor comenta que depois das necessidades iniciais, como alimentos e roupas, as pessoas voltam para a casa e deparam-se com a falta dos móveis. “É uma perda generalizada e não é tão fácil repor tudo de uma vez”, complementa.
Outras doações
Além dos móveis, a prefeitura recebe doações no Ginásio da escola Idalino Pedro da Silva, na Rua José Bonifácio, 40, bairro Guarujá, das 7h30 às 18h30. Os itens necessários são rodo, vassoura, detergente, escova de dente, xampu, roupas, sapatos masculinos infantil e adulto e alimentos não perecíveis.
As famílias atingidas pela enchente podem fazer a retirada de doações em dois pontos. Para roupas e agasalhos, a retirada é no Ginásio da escola Idalino Pedro da Silva, das 7h30 às 18h30.
E quem precisa de alimentos, produtos de higiene e limpeza, deve fazer a retirada na Secretaria de Assistência Social (ao lado do Ginásio Municipal de Esportes), Rua Vera Cruz, 701, Centro, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.
O prefeito Diego Picucha lamenta a segunda enchente em duas semanas, o que afeta a recuperação completa das áreas afetadas. No entanto, destaca a mobilização da força administrativa em prol da cidade, a solidariedade do povo parobeense e a ajuda que vem de todos os lados, por meio dos voluntários.
LEIA TAMBÉM