EDUCAÇÃO
CATÁSTROFE RS: Escolas retomam aulas em Parobé com quadro funcional menor
Empresa terceirizada é contratada para serviços de limpeza e para a preparar a merenda escolar
Última atualização: 07/05/2024 19:54
Escolas municipais de Parobé, no Vale do Paranhana, retornaram às aulas na segunda-feira (6), mas nem todas estão com o quadro funcional completo de professores. "Estamos com dificuldades das pessoas para virem, mas está normalizando", declarou o prefeito Diego Picucha, nesta terça-feira (7).
Ele explica que profissionais, como de limpeza e merendeira, a prefeitura contratou empresa terceirizada. "Não contratamos a pessoa específica e sim o serviço por tantas horas. Então, se a empresa tem alguma dificuldade de ter um funcionário servidor, a responsabilidade é dela e ela tem que trocar. Então nesse sentido eu não tenho dificuldade. Seria mais professores mesmo, mas está normalizando", acrescenta Picucha.
Até as escolas, que ficaram próximas de terem seus prédios atingidos, estão com aulas. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Favo de Mel e Doce Mel, que ficam lado a lado, no bairro Paraíso, a água invadiu o pátio, mas não chegou a adentrar no prédio de nenhuma delas e nem ocasionou estragos ou problemas estruturais. Os pátios já foram limpos e as aulas retornaram normalmente na segunda-feira.
Na Escola Noemy Fay dos Santos, também no bairro Paraíso, que ainda estava com 18 pessoas abrigadas em seu ginásio na manhã de terça, as aulas retornaram. No pico de desabrigados, a instituição chegou a ocupar todas as salas de aula. "Isolamos o ginásio e as aulas estão normais", acrescenta.
Mapas
Picucha também informa que a prefeitura está finalizando o mapa com informações sobre os danos da enchente para enviar ao governo federal, para que as pessoas possam posteriormente captar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). "Esse mapa consta os locais afetados, com os nomes das ruas e a numeração das casas atingidas pela enchente", informa o prefeito de Parobé.
Estradas
A Rua Djalmo Haack, conhecida como a Estrada do Pinhal, principal via de ligação ao Distrito de Santa Cristina do Pinhal, que ficou totalmente bloqueada durante a enchente, já conta com o recuo total da água. A via não sofreu danos significativos em sua malha asfáltica, apenas em seus passeios públicos que irão passar por manutenção em breve.
Já a ponte Parobé/Taquara, conhecida como a ponte da Estrada Velha, segue interditada para avaliação.