AJUDA

CATÁSTROFE RS: 16 carretas de 7 estados já chegaram ao Vale do Paranhana; entenda como é feita a distribuição

Donativos são levados a duas unidades do Centro de Distribuição Paranhana Mais

Publicado em: 14/05/2024 13:33
Última atualização: 14/05/2024 13:34

As duas unidades do Centro de Distribuição Paranhana Mais, destinadas ao recebimento e distribuição de donativos às famílias atingidas pelas cheias, localizadas em Taquara, já receberam 16 carretas de diferentes estados brasileiros e até o final desta semana serão mais 10 que chegarão à cidade.


Centro de Distribuição Paranhana Mais recebe donativos de todo País Foto: Magda Rabie/Divulgação

A informação é do presidente do Instituto Taquara Mais, Marcos Barão. Ele relata que as doações vieram de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Santa Catarina.

Os CDs, sob coordenação geral do Instituto Taquara Mais com a colaboração de voluntários, clubes de serviços, entidades, empresas, poder público e assistência social, estão localizados na sede da Associação dos Motoristas.

Lá, são recebidos alimentos não perecíveis, água, cestas básicas e produtos de limpeza de higiene e, na Faccat, ocorre o recebimento e a triagem exclusivamente de roupas. "O que mais estamos precisando são produtos de limpeza e higiene e alimentos não perecíveis", frisa o presidente.

Os CDs recebem os donativos em grandes cargas de caminhões e carretas, organizam e destinam para entidades responsáveis em entregar os donativos às pessoas atingidas pela enchente.

"As carretas chegam carregadas com vários produtos", explica Marcos Barão, acrescentando que aproximadamente 100 voluntários trabalham em diferentes turnos nos CDs na organização do material.

A iniciativa, em operação desde quinta-feira (10), tem foco em municípios do Paranhana, como Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Parobé, Riozinho e Rolante. No entanto, quando há excesso de cargas, outras cidades receberam os donativos dos CDs. São elas: Sapiranga, Novo Hamburgo, Estância Velha, Lajeado e Canoas.

"Quero agradecer muito as doações e reconhecer essa grande mobilização no Brasil", arremata Barão. Afinal de contas, foram muitas doações. Até a segunda-feira foram 30 toneladas de água, 25 toneladas de alimentos, 800 colchões, 2 mil kits de higiene/limpeza, 2 mil caixas de roupa e 1,5 mil cobertores/lençóis.

Os CDs

CD 1 - Associação dos motoristas, na Avenida Oscar Martins Rangel, 3413, no bairro Santa Maria.
O funcionamento é das 7 às 21 horas.

CD 2 - Centro de Eventos da Faccat, na Avenida Oscar Martins Rangel, 4500, bairro Fogão Gaúcho.
O funcionamento é das 8h30 ao meio-dia; das 13 horas às 17h30 e das 18h30 às 22 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas