APOIO INTERNACIONAL
CATÁSTROFE NO RS: Voluntários americanos vão atuar na reconstrução de escolas e pequenos negócios em Novo Hamburgo
Operation Blessing chegou ao Rio Grande do Sul com equipe de sete técnicos especializados em desastres
Última atualização: 10/05/2024 23:17
Uma organização americana sem fins lucrativos, com experiência em prestar apoio em tragédias, veio ao Rio Grande do Sul, para auxiliar o Estado no enfrentamento à enchente.
Nesta sexta-feira (10), o grupo de voluntários da organização Operation Blessing chegou em Novo Hamburgo, onde participaram de reuniões com representantes do município, entre eles da Secretaria de Educação, de Desenvolvimento Econômico e de Administração. A equipe é formada por dois médicos, um engenheiro de águas, dois gerentes de logística, uma pessoa de finanças e uma de mídias.
O grupo, vinculado à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Ascensão, é especializado em atendimento médico, educacional, de engenharia e até possui estações de tratamento de água móvel.
Na cidade, após a água baixar, farão avaliação das escolas afetadas para inciar o projeto de recuperação e reconstrução destes locais, inclusive com aporte de recursos que são captados a partir de doações.
Em Novo Hamburgo os voluntários também vão prestar este auxílio a alguns pequenos negócios dos bairros afetados, como barbearias, salões de beleza e cafeterias, por exemplo, dois quais famílias dependem para seu sustento. O grupo ainda vai atuar na comunidade Ascensão na organização e gestão do serviço de alimentação prestado para a comunidade desabrigada.
Em vídeo nas redes sociais da Operation Blessing, representantes falam sobre a situação enfrentada no Estado (veja abaixo).