A manhã de céu claro, sol e sensação de abafamento deu lugar a uma tarde de quarta-feira (8) chuvosa no Vale do Sinos e Grande Porto Alegre. Nuvens carregadas avançaram no início da tarde vindas da região central do Estado e provocaram fortes rajadas de vento, raios e pancadas de chuva.
A instabilidade acabou atrapalhando o resgate de moradores da região que seguem ilhados, especialmente em Porto Alegre. Helicópteros tiveram que suspender temporariamente os voos e embarcações foram aconselhadas pela Prefeitura da capital a saírem da água.
“Pedimos que os barcos em operações de resgate suspendam temporariamente suas atividades, devido à previsão de chuva de até 15mm, possíveis descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas na Região Metropolitana”, informou a Defesa Civil de Porto Alegre nas redes sociais.
Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva desta quarta-feira (8) é provocada pelo avanço de uma frente fria e não será suficiente para interromper a lenta redução do nível dos rios na região, duramente atingida pela maior enchente da história do Rio Grande do Sul. “Preocupa a chuva entre sexta e segunda”, adiantou a MetSul.
LEIA TAMBÉM