ENCHENTE NA SANTO AFONSO

CATÁSTROFE NO RS: Vereadores acionam Prefeitura de Novo Hamburgo na Justiça para exigir bombeamento imediato da água

Três vereadores do PSDB, que faziam parte da base governista até abril, cansaram de esperar respostas e acionaram o governo na Justiça

Publicado em: 20/05/2024 08:16
Última atualização: 20/05/2024 08:53

Neste domingo (19), vereadores do PSDB de Novo Hamburgo que até pouco tempo pertenciam à base governista e eram aliados da prefeita Fátima Daudt, ingressaram com uma ação na Justiça para exigir que o governo municipal providencie o bombeamento imediato da água represada no bairro Santo Afonso após a enchente que deixou praticamente todo o bairro embaixo d’água.


Estruturas da casa de bombas foi afetada com a enchente do início do mês Foto: Laura Rolim/GES-Especial

A ação, movida contra a Prefeitura de Novo Hamburgo, foi assinada pelos vereadores Raizer Ferreira, Felipe Kuhn Braun e Semilda dos Santos, a Tita. Em nota divulgada no perfil oficial do partido em Novo Hamburgo, os parlamentares tucanos explicam a decisão.

"A região está alagada há mais de duas semanas devido às chuvas intensas no Rio Grande do Sul. Após muita insistência e pressão diária sem respostas efetivas do governo municipal, buscamos na justiça garantir os direitos da população diante da omissão das autoridades."

Prefeitura prepara instalação de bombas provisórias

Até as 8h15 desta segunda-feira (20), a Prefeitura não havia se manifestado sobre o assunto. Contudo, no final da tarde de ontem, o executivo de Novo Hamburgo anunciou a preparação da recuperação da Casa de Bombas da Santo Afonso com a instalação de uma bomba submersível de alta capacidade. Inclusive, os canos necessários para o processo de bombeamento provisório foram levados até a Casa de Bombas no início da noite.

Ainda conforme a Prefeitura, o trabalho seguiria nesta segunda e terça-feira, com o transporte da bomba e também do gerador pelo dique, sempre em caminhões de pequeno porte, com peso controlado e com supervisão constante de técnicos para não comprometer ainda mais a já debilitada estrutura do dique por causa do transbordamento do rio e também pelo trânsito pesado que ocorreram nos últimos dias.

A prefeita Fátima também anunciou a chegada de uma bomba de alta capacidade da Sabesp, resultado da articulação feita junto ao governo de SP e Exército. A bomba faz parte do carregamento que saiu de São Paulo na manhã de sexta-feira e que está chegando a Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo nesta segunda-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas