EM DECLÍNIO

CATÁSTROFE NO RS: Veja os níveis do rio dos Sinos, Caí e do Lago Guaíba nesta terça-feira

Confira as medições mais recentes em Novo Hamburgo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Porto Alegre

Publicado em: 21/05/2024 21:29
Última atualização: 21/05/2024 21:33

Os últimos dias têm sido de alívio para quem teve que deixar sua casa por causa das enchentes, pois além da trégua nas chuvas, a água segue recuando. Além disso, bombas tem auxiliado cidades como São Leopoldo e Porto Alegre para a retirada d’água de bairros alagadas.


Guaíba segue em recuo e chegou ao nível de 4 metros na tarde desta terça-feira (21) Foto: Prefeitura de Porto Alegre

Novo Hamburgo ainda vive a expectativa da instalação de bombas para ajudar a tirar água do bairro Santo Afonso. Porém, a chegada do equipamento atrasou. A prefeitura informou que 14 flags da Casa de Bombas tem auxiliado no processo de drenagem da água neste bairro.

O boletim mais recente, divulgado na noite desta terça-feira (21), indica que o nível do Rio dos Sinos no Município é de 6,30 metros. Houve um declínio de 14 centímetros em relação a medição anterior, realizada por volta das 12 horas, que foi de 6,44 metros. De acordo com a prefeitura, nos padrões da Comusa, o nível normal do rio na cidade é entre 2 e 6 metros.

Já em São Leopoldo, a medição mais recente do Rio dos Sinos é das 16h15 desta terça, com a marca de 4,96 metros. Por volta das 9h15, o registro foi de 5,05 metros. A cota de inundação do rio na cidade é de 4,5 metros. 

A medição mais recente do Rio Caí, em São Sebastião do Caí, é das 11 horas, com a marca de 5,60 metros. A prefeitura explica que não foram feitas outras medições porque o nível já está abaixo do nível de alerta, que é 7 metros. A cota de inundação é 10,50 metros.

O Lago Guaíba também segue em declínio. No fim da tarde, a prefeitura de Porto Alegre informou que o nível da água chegou aos 4 metros. No Cais Mauá a cota de alerta é de 2,5 metros e de inundação 3 metros. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas