CLIMA EXTREMO

CATÁSTROFE NO RS: Dois tornados em um dia; veja passagem de fenômeno em Cambará do Sul

Passagem de tornado no município dos Campos de Cima da Serra deixou diversas casas destelhadas no sábado, dia em que outro fenômeno foi registrado em Gentil

Publicado em: 12/05/2024 18:07
Última atualização: 12/05/2024 18:29

O Rio Grande do Sul registrou, no sábado (11), a passagem de dois tornados. Um no município de Gentil, na região próxima de Passo Fundo, e outro em Cambará do Sul. 

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram a formação dos redemoinhos em bairros pouco urbanizados. Nos registros, moradores parecem surpreendidos com a força dos ventos.


Tornado provocou destelhamentos em Cambará do Sul Foto: Prefeitura de Cambará do Sul

Em Cambará do Sul, a Defesa Civil informou que os danos se concentraram em Vila Santana. Prefeito de Cambará do Sul, Ivan Borges explica que o tornado começou por volta das 16h30 de sábado e provocou danos em 57 residências, uma escola de educação infantil e um posto de saúde. Aproximadamente 300 pessoas foram afetadas, mas não houve feridos. "Durou segundos. Felizmente não tivemos feridos."

A prefeitura distribuiu lonas ainda no sábado e a Defesa Civil estadual irá enviar telhas. “Na maioria dos casos os danos foram parciais, nos telhados”, conta o prefeito.

Além do tornado, choveu 150 milímetros na cidade em apenas duas horas na manhã deste domingo. “O nível do Rio Santana está muito alto, mas não atinge casas na cidade. O problema é que essa água toda vai para o Vale do Taquari”, alerta o prefeito.

De acordo com a MetSul, o tornado está ligado a um corredor de vento forte criado em meio ao avanço de uma frente fria. "Cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados". 

*Colaborou: Ermilo Drews


Tornado provocou destelhamentos em Cambará do Sul Foto: Prefeitura de Cambará do Sul

Veja vídeo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas