MOBILIZAÇÃO NÃO PARA
CATÁSTROFE NO RS: Segue mobilização de resgate de moradores ilhados em Novo Hamburgo
Tempo instável não muda ânimo de equipes de resgate no bairro Santo Afonso, onde há muitos moradores ainda pedindo socorro
Última atualização: 05/05/2024 09:49
A chuva voltou a apertar em Novo Hamburgo neste começo de domingo (5), mas nem por isso, as equipes de voluntários desmobilizam os resgates a famílias ilhadas no bairro Santo Afonso.
Pelo contrário, por volta das 8 horas, pelo menos cinco equipes com embarcações chegaram à estação Santo Afonso do Trensurb, um dos pontos de concentração de ajuda, para se juntar aos voluntários que estão desde a madrugada percorrendo as ruas alagadas do bairro em busca de moradores que aguardam socorro.
CATÁSTROFE NO RS: Saiba como pedir ajuda para resgates na região
Entre as 7h30 e as 8h30, cerca de 50 pessoas foram trazidas de barco ou bote do interior do bairro até a Avenida Primeiro de Março.
Voluntários já salvaram cerca de 200 moradores
Os resgates aconteceram durante toda a madrugada, embora em menor escala. Uma equipe de voluntários que trabalha desde às 3 horas da madrugada deste domingo resgatando moradores é a comandada por Rudinei da Rosa Novatzki, morador Novo Hamburgo. Ele e mais dois amigos, Edmilson dos Santos e Sílvio Matos, ambos moradores de Estância Velha, se desdobram para atender as demandas.
CATÁSTROFE NO RS: Mapa interativo mostra prováveis áreas de risco na Grande Porto Alegre
Além de resgatar moradores na Santo Afonso, também estão buscando moradores da Vila Brás e do bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo. “Estamos dando nosso máximo para salvar o máximo de pessoas. Conseguimos trazer 12 pessoas por vez”, revela Novatzki.
CATÁSTROFE NO RS: Grupo de Minas Gerais chega em Novo Hamburgo para salvar animais da enchente
Eles iniciaram as ações de resgate na madrugada de sábado (4). Interromperam os trabalhos no final do dia, para descansar, e voltaram às águas no bairro Santo Afonso às 3 horas deste domingo.