abc+

AVANÇO DO RIO DO SINOS

CATÁSTROFE NO RS: Mais uma ponte sobre o Rio dos Sinos é bloqueada em São Leopoldo; só resta uma travessia na cidade

Ponte Ingá, na Avenida Mauá, foi fechada nos dois sentidos às 20 horas desta sexta-feira

Guilherme Schmidt
Publicado em: 03/05/2024 às 21h:00 Última atualização: 03/05/2024 às 22h:12
Publicidade

O que já estava complicado, ficou ainda pior para os motoristas que precisam cruzar o Rio dos Sinos em São Leopoldo. A Prefeitura leopoldense confirmou nesta noite de sexta-feira (3) que, às 20 horas, por medida de segurança e precaução devido à alta das águas, a Ponte Ingá, da Avenida Mauá (paralela à linha do Trensurb) foi fechada nos dois sentidos.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Imagens aéreas do Rio dos Sinos em São Leopoldo mostram as pontes 25 de Julho interditada (em primeiro plano) e a única livre na cidade, agora, a Ponte Henrique Roessler



Imagens aéreas do Rio dos Sinos em São Leopoldo mostram as pontes 25 de Julho interditada (em primeiro plano) e a única livre na cidade, agora, a Ponte Henrique Roessler

Foto: Digue Cardoso/Semae

Com mais esta interdição de ponte – a terceira nesta sexta-feira -, a travessia do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, só pode ser feita pela Ponte Henrique Roessler (ao do lado do Ginásio Municipal Celso Morbach), que liga a Rua Doutor Hillebrand, no bairro Rio dos Sinos, e a Rua São Joaquim, no Centro leopoldense.

Bloqueios em série

A interdição da ponte da Avenida Mauá é o terceiro bloqueio de travessia sobre o Sinos nesta sexta-feira (3). O primeiro bloqueio anunciado pela prefeitura foi o da Ponte 25 de Julho, por volta das 9 horas. A conhecida Ponte de Ferro foi interditada para veículos e pedestres por questões de segurança, até por ser uma estrutura antiga – ela é a primeira ponte da cidade, e foi construída há quase 150 anos.

No final da manhã, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também interditou as pontes da BR-116. Ela foi vistoriada por técnicos que avaliaram riscos nas condições das estruturas que foram atingidas pelas enchentes. O bloqueio ocorreu devido ao “deslocamento dos apoios” das estruturas que já têm mais de 50 anos. Com isso, todo o trânsito da rodovia foi desviado da BR-116 entre o acesso à rodoviária em São Leopoldo no sentido capital-interior e na Scharlau no sentido interior-capital.

Já a Ponte Ingá (ao lado do Trensurb), na Avenida Mauá, já vinha tendo a interdição cogitada durante o dia devido à cheia do Rio dos Sinos, que já está próximo de chegar à histórica marca de 7,9 metros nesta noite de sexta-feira, podendo alcançar até 8 metros neste sábado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade