REFORÇO
CATÁSTROFE NO RS: Santa Catarina e São Paulo enviam militares para auxiliar no resgate das enchentes
De acordo com a Defesa Civil, 107 municípios foram afetados pelas chuvas; 10 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas
Última atualização: 01/05/2024 18:17
Os governos de Santa Catarina e São Paulo anunciaram envio de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul, que desde o último sábado (27) enfrenta tempestades que estão ocasionando enchentes e deslizamentos em diversas cidades. A Defesa Civil gaúcha já confirmou 10 mortes, 11 feridos e 21 pessoas desaparecidas em decorrência da crise meteorológica.
Conforme o último balanço do governo do RS, divulgado às 13h30 desta quarta-feira (1º), 107 municípios foram afetados pelas chuvas. Há 1.072 pessoas em abrigos e 3.393 desalojadas. O trânsito também está afetado, tendo em vista que muitas rodovias estaduais e federias estão com bloqueios totais e parciais devido a desmoronamentos, alagamentos, quedas de árvores e pontes, etc.
As forças de segurança do RS trabalham em diversas frentes para localizar e resgatar vítimas dos desastres naturais. Para auxiliar nessas ações, o governador catarinense, Jorginho Mello, anunciou que 34 profissionais da Defesa Civil catarinense, Polícia Militar (PMSC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) foram enviados na manhã desta quarta-feira (1º). Além disso, também um helicóptero, oito viaturas, 12 embarcações e uma viatura com equipamentos específicos para resgate em deslizamentos.
“A gente sabe o que é enfrentar um cenário adverso assim e que toda ajuda é necessária. Por isso determinei o envio urgente de auxílio. Vamos prestar todo o nosso apoio. Nossa Defesa Civil e nossas Forças de Segurança são preparadas pra atuar nessas circunstâncias", afirmou o governador Jorginho Mello.
Já o governo de São Paulo, comunicou que enviou uma equipe de salvamento áereo da Polícia Militar a bordo do helicóptero Águia 12. A equipe é formada por seis tripulantes especializados em resgate aéreo. A aeronave da PM paulista é equipada com guincho elétrico, maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com hipotermia em decorrência das inundações, além de outros acessórios para salvamento.
A equipe paulista foi enviada para Lajeado, onde após chegar avaliará a possibilidade de reforço com o apoio de mais um helicóptero Águia.