Em Rolante, com a baixa dos rios, o município se concentra na etapa de mitigar danos, limpeza, tentativa de voltar para casa. O prefeito Pedro Rippel apela para doações: “No momento, precisa de colchões, roupas de cama, travesseiros, móveis, eletrodomésticos. Muita gente perdeu tudo e precisa do mínimo para recomeçar. Também ainda precisamos de alimentos, porque o pessoal precisa levar para casa, pois ficaram sem nada”, comentou o prefeito.
No domingo (5) pela manhã, na central de doações de Rolante, junto da Escola Estadual Souza Cruz, na área central, concentrava-se a doação e distribuição de alimentos, materiais de higiene e limpeza, o cadastro de quem precisa de roupas e agasalhos. Para quem faz o cadastro, veículos levam os materiais até os endereços.
Para ajudar na limpeza dos imóveis atingidos, o pedido é por itens como vassoura, sabão em pó, saco lixo, rodo, pano de chão e desinfetante. Entre os artigos de higiene, o pedido é por xampu, desodorante, creme dental, sabonete e outros.
O industriário Marcio José Fernandes, 40 anos, e a esposa Cassiana Raimundo Fernandes, 40, do lar, perderam tudo. Eles eram uma das famílias que tentava encontrar o mínimo de possibilidade de resgatar a dignidade de um lar para morar. Com a dor da perda, e motivados pela necessidade de seguir adiante e recomeçar, foram à escola Souza Cruz buscar roupas de cama. Mas este não é o único item de que precisam. Geladeira, cama, colchão, utensílios domésticos, sofá… nada do que aquecia o lar eles têm mais. Enquanto buscam recomeçar, estão abrigados em casa de parentes.
Aulas suspensas até quarta
Com a cidade ainda coberta pela lama, a prefeitura suspendeu até a próxima quarta-feira, 8, as aulas na rede municipal. O prefeito Pedro Rippel, em áudio pelo Instagram, disse que o retorno está previsto para quinta-feira, dia 9.
No mesmo vídeo, solicitou que professores ajudem as escolas com limpeza e organização para que, o mais rápido possível, o município possa retomar as atividades escolares com alguma normalidade.
Posto sem gasolina desde sexta-feira
A falta de combustíveis é sentida no Vale do Paranhana. No Posto Krupp, no Centro de Rolante, não há mais gasolina. O estabelecimento da rede Ipiranga segue aberto, mas apenas com a venda de óleo diesel. A situação acontece desde sexta-feira e por enquanto não há precisão de retomada total no abastecimento. No domingo pela manhã, 5, um cartaz alertava para a falta de gasolina e também para o risco com o piso escorregadio, enquanto o local vendia diesel.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags