O novo episódio de chuva que atinge o Estado desde sexta-feira (12) preocupa toda a região. Com milhares de famílias fora de casa, a atenção está voltada para a possibilidade de repique das cheias dos rios, o que deve gerar novos transtornos para o Rio Grande do Sul.
Em São Sebastião do Caí, a prefeitura e a Defesa Civil divulgaram na manhã deste domingo (12) que o Rio Caí continua em elevação e deve ultrapassar o nível de 14 metros, podendo atingir 15 metros.
Segundo o boletim informativo das 9 horas, o Rio Caí subiu 14 centímetros, em comparação com a medição feita às 8 horas deste domingo (12), passando de 13,68 metros para 13,82 metros. Já às 10 horas, subiu mais 16 cm, chegando a 13,98 metros.
Conforme o município, a RS-124 está bloqueada no trecho entre São Sebastião do Caí e Pareci Novo. Além disso, o acesso pelas pontes para Harmonia também já está bloqueado.
“Não percam tempo! Previnam-se, protejam-se, levantem seus pertences e procurem abrigo seguro”, pede a prefeitura de São Sebastião do Caí através de publicação nas redes sociais.
Em Porto Alegre, o Guaíba estava em 4,64m na medição das 9h20. O nível normal é de cerca de 2 metros.
Rio dos Sinos
Além do Rio Caí, o Rio dos Sinos também apresenta elevação. Em Campo Bom, na medição divulgada às 23 horas de sábado (11), o nível era de 6,74 metros. No entanto, às 7h45 deste domingo (12), houve um aumento de 11 centímetros, passando para 6,85 metros.
O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, divulgou um vídeo na tarde de sábado (11) alertando para o risco de nova enchente no município.
A necessidade de atenção deve se estender até o final da tarde de domingo. “Será quando teremos uma real dimensão.” Em São Leopoldo, conforme a Defesa Civil do Estado, o Sinos estava com 5,70 metros de elevação.
Já em Novo Hamburgo, conforme a assessoria de imprensa do Município, “após se estabilizar entre 6,55 e 6,57 metros, o nível do Sinos vem subindo lentamente desde ontem à noite”. Às 9 horas, estava em 6,62 metros.
Em São Leopoldo, estava em 5,70 metros às 7 horas, a cota inundação é de 4,50.
Rio Paranhana
No Vale do Paranhana, a situação não é diferente. Em Parobé, por volta da meia-noite de sábado (11), o transbordamento do Rio Paranhana fez com que algumas famílias retornassem ao abrigo da escola Noemy Fay dos Santos, no bairro Nova Guarujá.
“Até a metade da manhã deste domingo, são cerca de 80 pessoas que já estão no abrigo. No momento, o nível das águas se encontra estabilizado. Poucas casas foram atingidas até o momento por essa nova enchente. A maioria das famílias procurou abrigo preventivamente pela proximidade da água de suas casas”, informa a Prefeitura de Parobé.
Em Igrejinha, nesta manhã eram 14 pessoas abrigadas na sede do Morada Verde e 28 pessoas no Barracão Católico do Centro.
LEIA TAMBÉM