NOVA ENCHENTE
CATÁSTROFE NO RS: Rio Caí segue subindo, causa novos alagamentos e gera alertas após ultrapassar cotas de inudações
Em Montenegro a água já avança sobre algumas ruas e prefeitura alerta para nova enchente
Última atualização: 11/05/2024 20:37
O nível do Rio Caí que voltou a subir nas cidade do Vale do Caí desde a noite de sexta-feira (10), em decorrência das chuvas que voltaram ao Estado, e neste sábado (11) seguem em alta e já preocupam para novas enchentes.
Moradores das cidades que já estavam voltando para suas casas, organizando e limpando os locais, estão apreensivos.
Em São Sebastião do Caí, o rio estava em 9,62 metros por volta das 7 horas deste sábado e na medição das 18 horas já alcançava 10,1 metros e às 20 horas, alcançou a marca de 10,62 metros, ou seja, já ultrapassou a cota de inundação (10,5 metros), índice que determina o início da emção das famílias ribeirinhas.
O Sistema de Alerta Hidrológico da CPRM/SGB estima quede que o Rio Caí alcance os 11,47 metros na madrugada deste domingo, por volta das 3 horas. Pelo comportamento de elevação do nível do Rio Caí, a Prefeitua estima que possa ultrapassar os 12 metros no período.
Em Montenegro a Prefeitura já comunicava para a população sobre nova enchente desde que as águas começaram a ter elevação significativa na sexta. A orientação é para que os moradores saiam da áreas de risco. Na tarde deste sábado, pontos do bairro Industrial já tinham alagamentos.
Às 8 horas o nível do Rio Caí, na altura do Porto das Laranjeiras, era de 6,19 metros e às 20 horas já estava em 6,44 metros. A cota de inundação é de 6 metros.