abc+

TEMPESTADE

CATÁSTROFE NO RS: Retroescavadeira é usada para retirar famílias de casa em Campo Bom

Bairros Barrinha, Vila Rica, Porto Blos e 25 de Julho são os mais afetados pela chuva na cidade

Susete Mello
Publicado em: 01/05/2024 às 15h:12 Última atualização: 01/05/2024 às 15h:18
Publicidade

Em Campo Bom, os bairros Barrinha, Vila Rica, Porto Blos e 25 de Julho são os mais afetados pela chuva até esta quarta-feira (1º). Para atender o Barrinha, a prefeitura chegou a disponibilizar duas retroescavadeiras para ajudar os moradores que precisam sair de casa para ir ao mercado, médico ou farmácia.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Cesar Larte Braz, 65, e a neta, Brenda Guimarães, 19, foram carregados pela retroescavadeira carregando roupas e outros pertences | abc+



Cesar Larte Braz, 65, e a neta, Brenda Guimarães, 19, foram carregados pela retroescavadeira carregando roupas e outros pertences

Foto: Susi Mello/GES-Especial

O aposentado Cesar Larte Braz, 65 anos, e a neta, a industriária Brenda Guimarães, 19, foram carregados pela retroescavadeira carregando roupas e outros pertences. Moradores da Rua Mathias Müller, eles contam que no ano passado também tiveram que sair de casa. “É ruim, né, mas fazer o quê?”, declarou a jovem, comentando que a rua onde moram já está tomada pela água, mas a casa da família ainda não foi atingida. Os dois saíram por precaução.

Já o barman Emerson Reis, 29, nem conseguiu acessar a casa. Ele chegou de Gramado no início da tarde de hoje, depois de trabalhar durante a noite de terça-feira (30), e seu carro não teve como passar pela Travessa Mathias Müller, onde mora com sua mãe.

“A rua estava liberada ontem [terça] e agora que voltei do trabalho, me deparei com a rua cheia de água cheia. Daí não passa mais carros. Só caminhão que passa e depois só patrola”, comenta.

Em outras enchentes, frisa, a água chegou no pátio da casa, mas por conta do volume desta semana, ele não descarta que a casa seja inundada. “Acredito que vai ser histórica [a enchente] porque eu estava lá em Gramado e lá estava chovendo muito. Há muita água descendo e se não parar de chover, descerá mais nos próximos três dias”, acrescenta.

Situação na cidade

A prefeitura informou que a Defesa Civil do município está acompanhado tudo e equipes das secretarias de Obras e Desenvolvimento Social estão prontas para agir. O Ginásio Municipal preparado para receber possíveis desabrigados.

Conforme o coordenador da Defesa Civil campo-bonense, Paulo Silveira, até as 14 horas não havia registro de pessoas desabrigadas. Contudo, três moradores do bairro Quatro Colônias Norte foram desalojados, pois a casa onde moram corre risco por estar em uma área onde houve deslizamento de um barranco.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade