Foi religada na manhã desta terça-feira (7) a Estação de Tratamento de Água (ETA) São João, que abastece a zona norte de Porto Alegre. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o abastecimento é gradual e pode levar mais tempo nas áreas mais afastadas da rede.
A ETA havia sido desligada no sábado (4) por risco iminente de choque elétrico em função do aumento do nível do Lago Guaíba que, naquele dia, atingiu os 5,22 metros. Na manhã do domingo (5), chegou a 5,3 metros no Cais Mauá, sendo essa a maior marca do Guaíba. O nível do lago já havia superado a marca de 4,76 metros registrada em 1941 na sexta-feira (3).
Às 9h45 desta terça, última medição até o momento, o nível estava em 5,25 metros. Com a religação da ETA, o Dmae informou que a vazão inicial será de 1.000 litros por segundo. O Sistema Belém Novo, no extremo-sul da capital, também segue operando. Quatro seguem paradas na cidade em função da enchente.
“Com apoio da CEEE Equatorial, conseguimos religar a energia elétrica da Ebab e, consequentemente, bombear água bruta até a Estação de Tratamento e retomar a operação. Seguimos empenhados em restabelecer as demais estações ainda inoperantes”, afirma o diretor-geral, Mauricio Loss.
Confira os bairros abastecidos pela ETA São João:
Jardim Planalto, Passo das Pedras, Costa e Silva, Parque Santa Fé, Chácara das Pedras, Três Figueiras, Rubem Berta, Protásio Alves, Loteamento Timbaúva, Jardim Leopoldina, Jardim Ipu, Alto Petrópolis, Mário Quintana, Chácara da Fumaça, Vila Safira, Sarandi, Morro Santana, Jardim Itu, Jardim Sabará, Cristo Redentor, Passo da Areia, Jardim Lindoia, Boa Vista, Vila Ipiranga, Vila Floresta, São Sebastião, Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, São Pedro, Navegantes, São Geraldo, São João e Vila Farrapos.
LEIA TAMBÉM