abc+

ATUALIZAÇÃO

CATÁSTROFE NO RS: Canela tem quedas de barreira no interior e seis famílias retiradas de casa com novas chuvas

Duas residências no bairro São Luiz e quatro no Morro Calçado precisaram buscar abrigo em familiares. Ao todo, são 254 pessoas desalojadas e 208 desabrigados no município

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 13/05/2024 às 10h:58
Publicidade

A chuva que retornou com força à Serra gaúcha neste final de semana causa transtornos também em Canela. Conforme informações da Defesa Civil nesta segunda-feira (13), seis famílias precisaram sair de casa. Houve, ainda, diversas quedas de barreiras pelo interior da cidade.

Obras trabalha na manutenção de locais de risco em Canela



Obras trabalha na manutenção de locais de risco em Canela

Foto: André Fernandes/PMC

Duas residências no bairro São Luiz e quatro no Morro Calçado precisaram buscar abrigo em familiares. Ao todo, são 254 pessoas desalojadas e 208 desabrigados no município.

A Prefeitura ressalta que a instabilidade intensa causa diversos transtornos, como queda de barreiras, alagamentos, transbordamento de córregos, obstrução de bueiros e bloqueio de várias vias. A orientação é que os motoristas evitem trafegar pelas estradas do interior.

Bloqueio total

As vias que possuem bloqueio total são a Rota Panorâmica, da Cachaçaria do Seu Manoel até a divisa com Três Coroas e no acesso à Usina do Canastra até Três Coroas; além da Estrada do Chapadão, com acesso pela Rua Érico Veríssimo.

Bloqueio parcial

A Defesa Civil pede atenção quanto aos movimentos de massas e deslizamentos de terra. Os locais que estão com bloqueio parcial são:

– Morro Alegre
– Rua Alzemiro Boeira do Reis
– Estrada Caracol RS-466 – Trânsito em meia pista devido à queda de barreira próximo a localidade do Pulador
– Estrada dos Bugres
– Estrada do Chapadão
– Amoreira
– Rota Panorâmica – Rodovia Arnaldo Oppitz
– Rua Santa Rosa – Chacrão

A RS-235, no quilômetro 35, tem queda de barreira. O trânsito está em meia pista, próximo ao pedágio de São Francisco de Paula.

Cuidados nas áreas de encosta

Canela ressalta diversas medidas para a população, como forma de segurança e prevenção à vida. Assim, as dicas são:

Não se aproxime de áreas de deslizamento, deixe o resgate para os especialistas; em caso de deslizamento, contate imediatamente os bombeiros; saia imediatamente do local em caso de risco.

Os sinais de alerta para deslizamentos incluem fendas no solo, depressões, rachaduras nas paredes, assim como a inclinação de árvores ou postes. Surgimento de minas d’água podem ser observadas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade