Uma lista que só subia desde que as chuvas intensas afetaram o Estado teve uma leve baixa nesta terça-feira (14). Desde o fim da segunda (13), o Rio Grande do Sul somava 450 cidades afetadas pelas enchentes, número que recuou para 446 nesta tarde, a partir do segundo levantamento do dia divulgado pela Defesa Civil do RS.
Conforme o órgão, a lista continha todas as cidades que reportaram à Defesa Civil e aos demais órgãos estaduais de resposta danos humanos referentes aos eventos meteorológicos adversos, e também os que reportaram informações ao Sistema de Gerenciamento da Defesa Civil estadual.
“Foi procedida uma análise mais pormenorizada da situação de cada município, sendo que foram constatados alguns em que não haveria a necessidade de estarem contemplados pelo Decreto. Mais adiante, na fase dos planos de trabalho das ações de restabelecimento e reconstrução, em que são buscados os recursos públicos para essas iniciativas, os poderes públicos municipais devem comprovar a necessidade e os danos para que possam ser beneficiados”, informou em nota.
A Defesa Civil do Estado salientou ainda que, caso existam inconsistências, esses municípios podem não ser contemplados com repasses.
Quais são as cidades que saíram da lista do Estado?
As quatro cidades que saíram da lista de municípios afetados pelas fortes chuvas são Capão da Canoa e Xangri-lá, no litoral norte, Carazinho, e Tio Hugo.
LEIA TAMBÉM