EFEITO DA CHUVA
CATÁSTROFE NO RS: Quais as projeções para os rios dos Sinos, Caí, Gravataí e Guaíba? Confira
Tempo instável deu uma trégua nesta terça-feira (14) e sol aparece no Rio Grande do Sul
Última atualização: 14/05/2024 09:10
As chuvas deram uma trégua ao povo gaúcho e a terça-feira (14) amanheceu com o céu encoberto e aos poucos o sol foi aparecendo. No entanto, apesar da melhora no tempo, os rios continuam em movimento pelo Estado.
Na região, o nível do Rio Caí estabilizou na segunda-feira (13) e começou a baixar nesta terça. Conforme dados hidrológicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o nível atingiu 13,77 metros em São Sebastião do Caí.
Já o Rio dos Sinos continua em elevação. Segundo a Prefeitura de Novo Hamburgo, o nível marcava 7,91 metros às 8 horas. São 41cm a mais em comparação com a medição das 20 horas de segunda. Conforme a Metsul Meteorologia, a estabilização está próxima entre o município e Campo Bom.
A Comusa comunicou que a captação de água não foi suspensa e a empresa vai avaliar a situação de hora em hora.
No que se refere aos municípios de São Leopoldo e Canoas, o Sinos deve continuar em elevação durante o dia. Por volta das 7 horas, o nível em São Leopoldo marcava 6,53 metros.
Rio Gravataí e Lago Guaíba
O Rio Gravataí é outro curso de água que tende a seguir em elevação mesmo com a trégua da chuva. Isso acontece pelo fato da nascente estar localizada no litoral norte, onde a água deve continuar descendo. Em Gravataí, por volta das 6 horas, o nível era de 5,85 metros, acima da cota de inundação.
A situação é praticamente a mesma no Lago Guaíba, onde a medição do Caís Mauá apontava 5,18 metros de elevação. O Guaíba recebe a água de diversos rios, como o Sinos, Caí, Jacuí e Gravataí. O vento sul é outro motivo para o aumento no nível, mantendo as águas represadas.