A prefeitura de Igrejinha está pedindo por barcos, jet skis ou outros tipos de embarcações que não sejam a remo, para auxiliar nos resgates de pessoas ilhadas no município, enquanto o nível do rio Paranhana sobe rapidamente, na manhã desta quinta-feira (2).
Com as chuvas excessivas que caem há dias no Rio Grande do Sul, o rio já atingiu 6,36 metros segundo dados da Cemaden. Cerca de 100 pessoas estão precisando de resgate na cidade, incluindo crianças, grávidas e um lar de idosos, de acordo com pedidos enviados pela prefeitura.
A orientação é que as pessoas deixem as casas e, caso não consigam, subam imediatamente para cima das residências. “Muitas famílias estão nos telhados”, afirma. Entretanto, “a correnteza está chegando nelas”. Outra preocupação é com a grande incidência de raios que caem em Igrejinha.
Em meia hora, o nível subiu 1,5 metros, de acordo com medições feitas pela prefeitura. O município, junto ao Vale do Paranhana, também está tentando apoio de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) para auxiliar nos resgates.
Um vídeo mostra o nível da água nas residências:
Prefeitura de Igrejinha pede barcos, jet skis e outras embarcações que não sejam a remo para auxiliar no resgate de mais de 100 pessoas.
????: Arquivo Pessoal pic.twitter.com/RZ6PHH1cuq
— Jornal NH (@jornalnh) May 2, 2024
Telefone 193 indisponível
A prefeitura orienta que o Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha está sem comunicação pelos telefones 193 e 3545-8505 porque foi preciso evacuar o quartel após a água invadir o local.
As operações estão sendo comandadas do Centro de Eventos da cidade, para onde os equipamentos necessários para resgates foram levados.
LEIA TAMBÉM