CAOS EM CANOAS

CATÁSTROFE NO RS: Prefeito fala sobre relatos de corpos boiando na enchente no bairro Mathias Velho

Jairo Jorge diz que, por enquanto, há dois óbitos confirmados e atribui boataria a "exageros de pessoas assustadas"

Publicado em: 05/05/2024 15:45
Última atualização: 05/05/2024 15:45

Desde este sábado (4) circulam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp relatos em áudio dando conta de que haveria corpos boiando na enchente do bairro Mathias Velho, em Canoas, um dos mais atingidos pela enchente. Um dique se rompeu e o bairro onde vivem mais de 70 mil pessoas ficou totalmente debaixo d'água a partir da noite de sexta-feira (3).

Para garantir segurança, forças policiais estão ajudando no resgate em Canoas Foto: Paulo Pires/GES

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), comentou o assunto em entrevista no início da tarde deste domingo (5). Ele confirmou que, segundo a Brigada Militar, duas pessoas foram retiradas sem vida da enchente no bairro Mathias Velho. "Nosso pessoal que andou muito pelo bairro não viu essa cena narrada nas redes sociais", disse.

Jairo Jorge admitiu, no entando, que dada a proporção da enchente, que superou a de 1941, é possível que outras pessoas tenham perdido a vida tanto no bairro Mathias Velho quanto em outros pontos da cidade. "Ainda não temos a dimensão exata dessa tragédia. Há sim o risco de termos mais vidas perdidas", lamentou. O prefeito atribuiu os relatos a "exageros de pessoas assustadas".

Segundo ele, além das duas mortes confirmadas neste sábado pela Brigada Militar, duas pessoas que estavam internadas no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) também morreram. Foi na madrugada de sexta para sábado. Localizado no bairro Mathias Velho, o hospital ficou com o primeiro andar totalmente alagado.

"Uma das pessoas que veio a óbito estava internada com morte cerebral. Outra teve múltiplas fraturas após se jogar do quarto andar de um prédio", detalhou o prefeito. "Havia, naquele momento, 13 pessoas na UTI do nosso Pronto Socorro. Salvamos 11 de forma absolutamente técnica. Ao todo, tiramos mais de 80 pacientes do hospital", informou Jairo Jorge.

Roubos a barcos e prédios alagados

O prefeito falou também sobre casos de roubo a barcos de voluntários usados no resgate e saques a residências e comércios alagados em Canoas. "Infelizmente tivemos esse problema neste sábado à noite. Reunimos as forças policiais e nossa Guarda Municipal para escoltar os barcos à noite e na madrugada. Há facções que continuam agindo em Canoas", lamentou Jairo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas