Isolada pelas águas do Guaíba, Eldorado do Sul ainda tinha pessoas em cima dos telhados aguardando resgate de helicópteros na manhã desta segunda-feira (6). Em entrevista à Rádio ABC 103.3 FM, o prefeito Ernani Gonçalves afirmou que 30 mil pessoas foram atingidas. De acordo com o IBGE, a cidade tem pouco menos de 40 mil habitantes.
“Eu, inclusive, tive a água no telhado. Ainda bem que tinha segundo piso, se não tinha morrido afogado”, afirma o prefeito.
De acordo com Gonçalves, a área central da cidade foi fortemente atingido. “Não tem uma casa que não foi afetada. É uma situação de desespero total.”
Os resgates são feitos de helicóptero, já que o acesso à cidade por terra permanecia com bloqueio. “As pessoas são deixadas na BR. Saíram 300 pessoas de helicópteros que iam para abrigo em Porto Alegre”, explica o gestor público. Outras cidades vizinhas também estão servindo de abrigo para os moradores de Eldorado.
Na manhã desta segunda, a água havia recuado cerca de 50 centímetros, ainda assim as ruas seguiam submersas. “Tudo o que possa imaginar a gente está precisando. Não temos água, não tem comida, cobertor, colchão.”
LEIA TAMBÉM