EM NOME DE TODOS
CATÁSTROFE NO RS: Prefeito de Campo Bom vai a Brasília pressionar governo sobre medidas para reconstrução de cidades afetadas
Luciano Orsi vai até a capital na condição de presidente da Famurs e levará demandas de municípios gaúchos afetados pela enchente
Última atualização: 19/05/2024 16:20
O prefeito de Campo Bom e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi, está a caminho de Brasília onde participará, nesta semana, da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Além da Marcha, Orsi também deve participar de agendas com ministros do governo Lula para tratar de ações e medidas a favor dos municípios gaúchos atingidos pela maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. “Temos a Marcha dos Prefeitos, onde pautas gerais, mas também específicas serão abordadas”, explica.
O gestor tem encontro marcado com o Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, e espera também poder entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o pedido de reconsideração da parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). “Temos planos de trabalho aguardando liberação de recursos, o início das informações sobre as danificações de habitações, e buscamos a ampliação da medida de concessão de parcela extra do FPM para todos os municípios ou, no mínimo, para os que estão em situação de emergência”, detalha.
Voo que sairia de Caxias do Sul é cancelado
Dos prefeitos do Vale do Sinos, conforme Orsi, apenas ele viaja a Brasília. O voo previsto para a manhã deste domingo (19), com saída do Aeroporto Regional de Caxias do Sul, foi cancelado por questões climáticas. Com isso, o prefeito e staff seguiram de carro até Santa Catarina, onde tentam embarcar ainda neste domingo para Brasília.