CHUVA

CATÁSTROFE NO RS: "Por enquanto a situação em Novo Hamburgo está sob controle", diz Fatima Daudt

Prefeita falou em entrevista ao programa "Tá na Hora" da Rádio ABC 103,3 FM

Publicado em: 02/05/2024 10:20
Última atualização: 02/05/2024 10:40

“Por enquanto a situação em Novo Hamburgo está sob controle”, é o que afirmou a prefeita Fatima Daudt em entrevista ao programa “Tá na Hora” da Rádio ABC 103,3 FM. Conforme a prefeita, 69 pessoas ficaram desalojadas e precisaram ser encaminhadas ao Ciep do bairro Canudos.

Fatima Daudt Foto: PMNH

A principal orientação para a população é que em caso de necessidade, procure a Defesa Civil. “Nossas equipes estão nas ruas. Pedimos que as pessoas não deixem para a última hora.” Além do abrigo no Canudos, Fatima divulgou que o ginásio do Colégio Sinodal, localizado no bairro Industrial, também está sendo preparado para receber possíveis desabrigados.

Em relação às aulas, a prefeita explica que apenas as escolas no bairro Lomba Grande, área rural do município, foram suspensas. “É o local onde há maior necessidade de deslocamentos mais longos.” As demais instituições de ensino continuam funcionando normalmente. “Eu e minha equipe entendemos que as crianças estão abrigadas, seguras e alimentadas em nossas escolas.” No entanto, em caso de necessidade, as faltas serão justificadas.

Ginásio vai receber desalojados em Novo Hamburgo Foto: Débora Ertel/ GES-Especial

Rio dos Sinos

Sobre o nível do Rio dos Sinos, Fatima diz que o rio estava marcando às 8h30, horário da última atualização, 7,48 metros. Portanto, superando a cota de inundação, que é de 7 metros. “Estamos monitorando a situação e em caso de necessidade vamos retirar os moradores das áreas de risco." 

Segundo a prefeita, a preocupação aumenta a partir desta quinta-feira (2). "As previsões mostram a possibilidade de ainda mais chuva e também de cheia no Lago Guaíba, represando o Rio dos Sinos", completa. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas