TRÂNSITO
CATÁSTROFE NO RS: Pontes da BR-116 sobre o Rio dos Sinos seguem interditadas em São Leopoldo; veja outros pontos com bloqueio
As quatro estruturas da BR-116 estão com trânsito bloqueado e ainda sem previsão de liberação no município
Última atualização: 06/05/2024 16:21
As quatro pontes sobre o Rio dos Sinos seguem interditadas em São Leopoldo e sem previsão de serem liberadas para o tráfego de veículos não oficiais. A informação foi confirmada pela Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo, no fim da manhã desta segunda-feira (6).
Os bloqueios nas estruturas da cidade – que ligam aos bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont, por exemplo, além de serem alternativa para quem quer chegar a Novo Hamburgo e quem vem do município vizinho – tiveram início ainda na manhã de sexta-feira (3).
Os pontos bloqueados
A primeira ponte que teve o trânsito interrompido foi a 25 de Julho, ao lado da rodoviária. Pouco depois, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) interditou as pontes da BR-116. Elas foram vistoriadas por técnicos que avaliaram riscos nas condições das estruturas que foram atingidas pelas enchentes. O bloqueio ocorreu devido ao “deslocamento dos apoios” das estruturas que já têm mais de 50 anos.
Na noite da sexta-feira, foi bloqueado o trânsito da ponte da Avenida Mauá. Ele chegou a ser liberado durante a madrugada, mas foi interditado novamente na manhã do sábado (4), assim como a passagem pela Ponte Henrique Roessler, ao do lado do Ginásio Municipal Celso Morbach.
Segundo a Superintendência de Comunicação da prefeitura leopoldense, os acessos pelo bairro Feitoria em direção à localidade de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, também seguem interditados. Pelo bairro Scharlau, apenas caminhões do Exército, mais altos, e veículos de resgate conseguem passar.
Dnit atua para liberar estradas
Na manhã desta segunda-feira, o Dnit informou que equipes “estão atuando incessantemente para liberar os pontos com bloqueios nas rodovias federais sob sua administração no Rio Grande do Sul”.
Até o momento, são 42 pontos interditados nas BRs: 116, 153, 158, 287, 290, 392, 470 e 471. Os locais estão sinalizados e divulgados em todos os canais de comunicação da autarquia, visando manter os usuários informados e seguros aos circularem pelo estado.
“O Departamento está com equipes de emergência nas cidades gaúchas afetadas com a finalidade de liberar o tráfego o quanto antes e garantir o deslocamento, principalmente dos veículos de emergência. Importante destacar que as equipes mobilizadas estão liberando apenas pontos que estejam seguros para o tráfego”, concluiu a nota da autarquia.