ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
CATÁSTROFE NO RS: Poder público e organizações criam abrigo exclusivo para pessoas idosas
Local funciona na região central de Porto Alegre e atende pessoas idosas que precisam ficar acamadas e não conseguem realizar suas atividades de vida diárias
Última atualização: 22/05/2024 13:49
Depois de abrigo exclusivo para mães e filhos, iniciativa em Porto Alegre criou um local para acolher somente pessoas idosas que estão desabrigadas.
O Abrigo 60+ está localizado na Avenida João Pessoa, região central de Porto Alegre, desde sexta-feira (17). O local entrou em operação por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a Prefeitura de Porto Alegre e a Cruz Vermelha, entre outros.
O local oferece 40 leitos para pessoas idosas com grau de dependência 2 e 3 – ou seja, são indivíduos com mais de 60 anos de idade que precisam ficar acamados e não conseguem realizar suas atividades de vida diária.
Uma equipe de médicos, enfermeiros, cuidadores, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e voluntários atende os idosos 24 horas por dia.
Para que os demais abrigos emergenciais em operação possam encaminhar pessoas ao Abrigo 60+, é necessário o preenchimento de um formulário. Com as informações obtidas, a equipe de saúde realiza uma avaliação para verificar a presença dos critérios técnicos. Após a triagem, a pessoa é encaminhada para a lista de espera.
Para realizar doações, é necessário contatar previamente a organização a fim de conhecer as necessidades do local. O telefone é (51) 9116 8064.
Quem quiser ser voluntário pode acessar este link.