O trânsito está liberado para veículos de emergência, serviço público e abastecimento ou doações, ainda que de forma parcial, no trecho da BR-116 que faz a ligação entre Porto Alegre e o Vale do Sinos. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a passagem emergencial será no formato pare-siga, com apenas uma faixa liberada por vez e com velocidade limitada em 20 km/h.
Inicialmente o caminho é autorizado apenas para veículos de emergência, serviço público e abastecimento ou doações. A partir das 8h30 desta quinta-feira (9), filas de caminhões e automóveis já eram observadas no local.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal estão controlando o tráfego nas duas pontas da rodovia, na altura do posto da PRF e do viaduto da João Corrêa, ambos em São Leopoldo. Veículos que não estão inclusos nas especificações autorizadas, são barrados e precisar retornar.
Um caminhão que transportava combustível chegou a ser barrado pelos agentes da PRF. Veículos transportando insumos e mercadorias para farmácias e supermercados estão autorizados a utilizar a rota.
*Colaborou: Isaías Rheinheimer
LEIA TAMBÉM