Ainda não há previsão de quando a Comusa irá conseguir retomar o abastecimento de água em Novo Hamburgo, interrompido na última sexta-feira (3) quando a cheia do Rio do Sinos começou a afetar drasticamente cidades do Vale do Sinos.
Entretanto, a operação para a retomada do processo de captação de água iniciou na manhã desta segunda-feira (6), junto à estação de captação de água bruta localizada no bairro Lomba Grande. A Comusa fala em “avaliação” da situação.
Pouco antes das 16h30, a Comusa informou que foram recolocados os motores na captação e que ainda teriam que ser realizados testes.
Por volta das 8 horas, pelo menos dez técnicos da companhia de água foram até a estação de captação, que fica às margens da Estrada da Integração Leopoldo Petry, junto ao Rio dos Sinos, para verificar a situação das bombas, iniciar o processo de limpeza do poço e testar alguns equipamentos.
Em razão do aparato montado no entorno da estação, a Guarda Municipal chegou a bloquear o trânsito na rótula junto a Avenida dos Municípios e motoristas estavam impossibilitados trafegar pelo trecho. A liberação da via aconteceu por volta das 9h30.
Motores preservados
Os motores hidráulicos responsáveis pelo acionamento das bombas que fazem a captação da água bruta para tratamento foram retirados ainda na sexta-feira e estavam guardados no almoxarifado da Comusa. Os equipamentos também precisam passar por teste antes de serem reinstalados. Veja a entrevista a concedida à Rádio ABC 103.3 FM pelo vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.
Ele explicou, ainda, que após todo o processo de limpeza da área e reinstalação dos motores, ocorre o início da captação de água, que ainda precisa passar pela etapa de tratamento antes de ser jogada na rede para ser distribuída à população.
“É melhor continuar não dando previsão, seguir fazendo os abastecimentos emergenciais com caminhão-pipa e continuar trabalhando sem parar para restabelecer [o abastecimento] por completo”, disse.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags