A catástrofe climática que atinge a região e todo o Estado não afetou a solidariedade da comunidade. Em Canela, mais de 300 moradores se cadastraram como voluntários e auxiliam com entrega de doações, arrecadação de mantimentos, alimentos, roupas e produtos de limpeza e higiene.
A assistência em meio ao caos trouxe esperança não apenas as 270 pessoas desabrigadas e 181 desalojadas no município canelense, mas em cidades da região, que agora também recebem os produtos adquiridos e doados.
Diariamente um grupo é chamado para dedicar seus esforços para receber, triar e distribuir doações no Salão Paroquial, designado como o centro oficial de arrecadação da Defesa Civil municipal. Cada doação é cuidadosamente organizada em kits personalizados, levando em consideração as necessidades específicas dos afetados.
Para receber assistência, as pessoas afetadas pelas chuvas são encaminhadas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou à paróquia, onde assistentes sociais estão disponíveis para auxiliar individualmente cada família.
Força-tarefa além da fronteira canelense
No último final de semana, a Defesa Civil organizou uma ação solidária em apoio aos municípios vizinhos igualmente afetados pelas fortes chuvas. Com milhares de doações arrecadadas, incluindo alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene, a iniciativa busca aliviar os efeitos das adversidades climáticas nas famílias mais necessitadas.
As doações foram encaminhadas em comboio com apoio das forças de segurança e veículos de voluntários e de empresas que cederam suas frotas para Três Coroas, Igrejinha, Araricá e Novo Hamburgo.
O prefeito de Canela Constantino Orsolin enfatizou a importância da solidariedade nesse momento difícil e reiterou o compromisso da administração municipal em oferecer suporte às comunidades atingidas.
Ajuda pelo aeroporto de canela
O aeroporto de Canela é ponto de chegada de muitas aeronaves que trazem alimentos, material de higiene e limpeza e até medicamentos de fora do Estado.
O assistente voluntário da Defesa Civil municipal, Marcelo Fogaça Rodrigues, com apoio fundamental do Aeroclube de Canela, é quem recebe as doações, cataloga e em alguns casos destina a Defesa Civil do município na qual a doação foi destinada.
“Quando sou contatado, o doador informa para qual município deve ser entregue os mantimentos e a gente faz contato com a Defesa Civil desta cidade e faz a logística de entrega”, explica.
Apoio estadual e federal
Canela recebeu um importante apoio dos governos estadual e federal após ter sua situação de calamidade pública decretada devido às fortes chuvas. O decreto n° 10.210, que reconheceu a gravidade da situação, foi homologado pelo Estado no sábado (4) e posteriormente pela esfera nacional.
Com validade de 180 dias, o documento coloca a Prefeitura de Canela sob o guarda-chuva do governo estadual, permitindo o acesso a programas específicos e recursos para a recuperação.
O prefeito Constantino Orsolin destacou que estão sendo preparados cadastros e registros para a apresentação do Plano de Recuperação, visando habilitar programas de limpeza urbana, assistência social e a liberação do FGTS.
O chefe do Executivo municipal também enfatiza a importância de comprovar os danos e prejuízos para acessar os recursos federais e ajudar a cidade a se restabelecer.
Como ajudar
As doações para as famílias atingidas pelas chuvas podem ser feitas diretamente no Salão Paroquial, na Praça da Matriz, número 69, das 8 às 17 horas. As necessidades principais são alimentos de cesta básica (açúcar, arroz, feijão, óleo, farinha de trigo e milho, massa, lentilha, molho de tomate, café solúvel, sardinha, sal e água mineral).
Itens de higiene pessoal como escova e pente, condicionador, lâmina de barbear, fralda geriátrica e kit de higiene infantil também são precisos.
LEIA TAMBÉM
Produtos para limpeza são essenciais, como rodo, vassoura, sabão em pó, alvejante com cloro, luvas, panos de prato e de limpeza.
A partir das 12 horas desta quarta-feira (8), o recebimento será suspenso, devido à quantidade de produtos, conforme comunicado pela Prefeitura de Canela.