A enchente que atinge Porto Alegre e demais cidades do Rio Grande do Sul está longe do fim. A previsão dos meteorologistas é que a cheia do Guaíba siga nos próximos dias.
O nível do Guaíba estava em 5,06 metros às 5h15 desta quinta-feira (9), no Cais Mauá.
A MetSul Meteorologia explica que, embora o Guaíba tenha recuado nesta quarta-feira para perto de 5 metros, após quatro dias entre 5,25 m e 5,35 m, a chuva e o vento vão prolongar a enchente. Há risco de o nível do lago voltar a elevar.
Nesta quinta-feira (9), vento Sul estará sobre o setor Norte da Lagoa dos Patos. Associado ao ingresso de uma massa de ar mais frio, vai gerar represamento nas enchentes, o que reduz o ritmo de baixa das águas.
A MetSul alerta para algo que vem depois, pois a tendência é que o Guaíba tenha uma trajetória de baixa com menor vazão. Entre sexta e segunda, pode chover o esperado para um ou dois meses, o que trará muita água para o Guaíba na próxima semana.
A precipitação pode ser forte na capital. Com a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, entre terça e quarta, o vento Sul forte estará presente. “Quando o vento Sul sopra forte, o Guaíba pode subir 20 cm a 50 cm, conforme a força do vento, em poucas horas”, diz a MetSul.
LEIA TAMBÉM