PREVISÃO DO TEMPO

CATÁSTROFE NO RS: O que o Estado ainda vai enfrentar até que o tempo melhore?

MetSul fala sobre novo episódio de chuva nos próximos dias no Rio Grande do Sul

Publicado em: 02/05/2024 14:44
Última atualização: 02/05/2024 14:45

Os gaúchos vivem dias de aflição desde o último fim de semana, período em que o Rio Grande do Sul começou a ser atingido com fortes chuvas, que já causaram mortes e estragos em diversos municípios. No cenário atual, o que todos se perguntam é: quando a chuva vai parar? 

A MetSul Meteorologia diz que o mau tempo seguirá até o início da próxima semana. A previsão indica que o tempo até pode firmar nos próximos dias, mas será breve. Uma frente semi-estacionária pode trazer chuva forte ainda na sexta-feira (3) e no sábado (4), para a Serra e os Campos de Cima da Serra.


Estado ainda deve enfrentar enchentes e deslizamentos de terra Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de São Vendelino

A tempestade nas regiões mais altas do RS pode agravar a situação nos vales, que são fortemente atingidos por enchentes. Isso porque rios como o Taquari e o Caí possuem suas nascentes na região serrana. Depois, a água pode descer para os vales. Os temporais podem causar também novos deslizamentos de terra.

No domingo (5), a frente fria recua com o ingresso de uma frente quente, o que espalha instabilidade para diversas regiões do Estado.

Na segunda-feira (6), a frente quente estará sobre o Uruguai e o ar muito quente vai tomar conta do RS. O sol vai predominar e faz calor. As máximas atingirão 35°C.

Na terça-feira (7), o tempo firme segue, mas temporais serão registrados na fronteira com o Uruguai e no extremo Sul.

Quanto já choveu?

Os acumulados de chuva em municípios do Centro, Vale do Taquari e Serra passam 600 mm em alguns pontos. Essas marcas são equivalentes a um terço da média anual de chuva. Em Porto Alegre, a chuva em apenas uma semana, é igual ao que costuma chover em média no outono inteiro. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas