abc+

SITUAÇÃO CRÍTICA

CATÁSTROFE NO RS: Novo Hamburgo tem moradores ilhados no bairro Santo Afonso; barcos são necessários no resgate

Situação em Novo Hamburgo se agravou nas últimas horas; em Campo Bom rio começou a baixar

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 04/05/2024 às 09h:10 Última atualização: 04/05/2024 às 11h:30
Publicidade

Em Novo Hamburgo, os bairros Canudos e Santo Afonso seguem sendo os mais afetados. Somente na Fenac, são cerca de 1,5 mil desabrigados. Na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, há moradores ilhados. Segundo Diogo Leuck, que atua como voluntário junto à Defesa Civil da cidade, a situação se agravou na madrugada e alguns moradores do bairro estariam em cima de telhados aguardando resgate.


Acesso ao bairro Santo Afonso pela Primeiro de Março totalmente alagado | abc+



Acesso ao bairro Santo Afonso pela Primeiro de Março totalmente alagado

Foto: Débora Ertel/GES-Especial


A solicitação é que pessoas da região que tenham barcos possam disponibilizá-los como apoio nos resgates emergenciais. “Pedimos que quem tiver barco possa nos ajudar, a situação é caótica”, lamenta o empresário, que é voluntário na atuação. 

Ainda segundo Leuck, os bombeiros de Ivoti auxiliam no abastecimento de água em hospitais e abrigos de Novo Hamburgo.

A reportagem tentou acessar a Vila Palmeira, mas não há como chegar de carro no local. A água inundou os acesso ao bairro Santo Afonso. Alguns carros mais altos auxiliam na retirada de moradores e algumas pessoas disponibilizam lanchas para auxiliar.

Campo Bom

O Rio do sinos está baixando na cidade de Campo Bom, segundo a prefeitura da cidade. Na início da noite da última sexta-feira (3), o nível do rio estava em 8,56 metros e na manhã deste sábado em 8,49 metros.

Embora, a água esteja baixando, a situação no município ainda é crítica. Cerca de 350 pessoas estão desabrigadas e mais de 1,5 mil desalojadas. Sobre resgates, a prefeitura informou que todos que precisavam de resgate, já foram resgatados pelas equipes da administração municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários.

*Com informações de Débora Ertel

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade