Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (23) o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), confirmou que o governo estava ciente das chuvas. De acordo com ele, o governo municipal estava ciente da possibilidade de acumulados de até 100 mm na cidade. “A prefeitura não foi pega de surpresa, eu sabia que ia chover, mas essa chuva caiu temporalmente fortemente” afirmou o prefeito.
Na coletiva, concedida por volta das 15h20, o prefeito estava acompanhado pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Márcio Loss. De acordo com as autoridades, mesmo previstas, as chuvas surpreenderam por terem se concentrado durante a manhã.
Loss anunciou que as comportas do Muro da Mauá serão fechadas nas próximas horas, isso porque a água que causou os alagamentos veio dos bueiros da cidade, mas a previsão é que o Guaíba suba nas próximas horas. “As comportas têm ajudado a escoar essa água que estava na cidade de volta, mas com a previsão de aumento do nível, será preciso fechá-las” explicou.
Porto Alegre tem 10 das 23 bombas funcionando, o que torna mais lenta a retirada da água. Melo ainda confirmou a suspensão das aulas nas escolas particulares e municipais, medida que já havia sido antecipada pelo vice-governador, Gabriel Souza (MDB), minutos antes em sua página no X (antigo Twitter).
Souza informou que as aulas da rede estadual também estão suspensas na Capital. A medida é válida para sexta-feira (24).
Conversei agora com o prefeito @SebastiaoMelo e vamos suspender as aulas das redes municipal, estadual e privada amanhã, sexta-feira (24/5), em virtude das fortes chuvas que voltam a atingir a Capital.
— Gabriel Souza (@GabrielSouza_RS) May 23, 2024
LEIA TAMBÉM