TEMPESTADE

CATÁSTROFE NO RS: Cidades da região afetadas pela chuva pedem doações; veja onde há pontos de coleta

Alimentos, colchões, água mineral e itens de higiene pessoal estão entre os itens mais necessitados

Publicado em: 02/05/2024 14:50
Última atualização: 02/05/2024 14:55

As chuvas que afetam o Rio Grande do Sul já deixam milhares de pessoas desabrigadas na região. Para ajudar a população que teve de abandonar suas residências por conta das enchentes, prefeituras se organizam para reunir doações em roupas, alimentos e itens de higiene pessoal. Abaixo, veja onde e como ajudar.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Em Esteio, Maicon voltou à sua casa para retirar pertences Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Novo Hamburgo

A Prefeitura abriu na tarde desta quinta-feira (2) um ponto de coleta de doações na Fenac. A entrada é feita pelo portão da área administrativa na Rua Araxá. Nesta quinta, o funcionamento é das 14h às 18h. Na sexta-feira (3), no sábado (4) e no domingo (5), das 9h às 18h.

As doações mais necessárias são: arroz, feijão, açúcar, massa, farinha de trigo e de milho, leite, óleo de soja, água mineral, achocolatados, bolachas e rações para cães e gatos. Outra necessidade são colchões de solteiro e de casal, travesseiros e toalhas de banho, fraldas de todos os tamanhos, material de limpeza e higiene pessoal.

São Leopoldo

A Prefeitura de São Leopoldo pede doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, fraldas descartáveis, mamadeiras, colchões, travesseiros, cobertores, lençóis, fronhas e repelentes. As doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social - SAS, (Rua São Joaquim, 600), das 8h às 17h.

Esteio

O Município abriu uma central de recebimento de donativos no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079 – Bairro Olímpica). No momento, os itens mais necessários são colchões, cobertores, roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Canoas

As doações para as famílias afetadas pela chuva estão sendo recebidas na Rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças, na sede da Defesa Civil de Canoas. A Prefeitura pede a doação de alimentos não perecíveis, cobertores, calçados. roupas e produtos de higiene.

São Sebastião do Caí

Em São Sebastião do Caí, um dos mais atingidos pelas chuvas, as doações podem ser feitas no Centro Recreativo da Terceira Idade (Rua das Limeiras, 283, bairro Residencial Laux. Os itens necessários são água, cestas básicas, kits de higiene e limpeza, toalhas de banho, roupas de cama e colchões. Neste momento, não é necessário doação de roupas.

Montenegro

Montenegro pede doações de água potável, colchões, travesseiros, toalhas de banho, pallets e produtos de limpeza. As doações para a comunidade atingida podem ser entregues no CRAS da cidade (R. La Salle, 09 - Municipal).

Campo Bom

Quem quiser ajudar os desabrigados, em Campo Bom, pode realizar doações no Ginásio Municipal (Av. Adriano Dias, 720 - I). Os itens mais urgentes são: água mineral, toalhas de banho, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza.

Sapiranga

Sapiranga está arrecadando doações para cidades vizinhas da região. A partir das 12h30 desta quinta-feira (2), a Secretaria de Assistência Social (Av. João Corrêa, 3066 - Centro) estará recebendo doações de alimentos não perecíveis, água potável, material de limpeza (baldes, panos de chão, desinfetante, vassoura, rodo) e também produtos de higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, entre outros).

Conforme a Prefeitura, até o momento a Assistência Social está com estoque preparado para atender os moradores de Sapiranga que necessitam de alguma doação. “Também não há necessidade de recolhimento de roupas e agasalhos, estes artigos foram amplamente doados no ano passado e ainda há disponibilidade para compartilhar entre os atingidos nesta semana”, informou a assessoria de imprensa.

Parobé

Parobé necessita de doações de material de higiene e limpeza, roupas adultas e infantil, água mineral, alimentos, colchões, cobertores e fraldas. Os itens podem ser entregues na Escola Noemy Fay dos Santos (Rua Vinícius de Moraes, 261, Bairro Paraíso).

Taquara

No município de Taquara, a comunidade pode doar colchões, cobertores, toalhas, água mineral, kits de limpeza (sabão em pó, sabão líquido, detergente, amaciante, álcool e pano de prato) e de higiene (sabão glicerinado, sabonete em barra ou líquido, pasta de dente, escova de dente, shampoo), além de alimentos variados, inclusive proteínas, e fralda infantil. Os itens devem ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania (Rua Guilherme Lahm, 947, Centro), onde uma equipe faz a triagem.

Também é possível doar via pix, através da chave 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a compra dos materiais necessários para os atingidos.

Três Coroas

Em Três Coroas, as doações para as vítimas das chuvas podem ser feitas no Ginásio Municipal de Esportes, das 9h às 19h. Os itens solicitados são alimentos básicos como massa, arroz, feijão e leite, produtos de higiene, produtos de limpeza, colchões, cobertores, roupas de cama, e roupas em bom estado, prontas para uso imediato.

Igrejinha

Igrejinha também está recolhendo doações para atingidos pelas chuvas. A Prefeitura Municipal necessita de itens como material de limpeza e higiene, toalhas, escova de dente, shampoo, roupas de cama, travesseiros, cobertas, água, e fraldas infantis de todos os tamanhos

Os pontos de recebimento são na sede da Brigada Militar de Igrejinha, Barracão Evangélico da escola Luterana Redentor, Associação dos Moradores da Morada Verde e Barracão Católico do bairro 15 de Novembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas