REPIQUE DA ENCHENTE
CATÁSTROFE NO RS: Moradores do bairro Niterói devem deixar suas casas, orienta Prefeitura de Canoas
Prefeitura diz que evacuação é preventiva; orientação é válida até esta quarta-feira
Última atualização: 14/05/2024 01:10
Os moradores do bairro Niterói, em Canoas, estão sob alerta de evacuação. A medida é preventiva e vem sendo reforçada pela Prefeitura desde o fim de semana. A adesão ao pedido está abaixo do esperado.
Embora não haja evidência técnica, existe receio de extravasamento do Rio Gravataí, que margeia o bairro no limite com Porto Alegre. No pico da enchente da semana passada o dique do Niterói não foi vencido pela água, ao contrário dos diques dos bairros Rio Branco e Mathias Velho.
Nesta segunda-feira (13), o prefeito Jairo Jorge (PSD) e o secretário de Resiliência Climática (Eclima), José Fortunati, reforçaram o alerta à população. "Os moradores devem fazer uma evacuação preventiva. É melhor prevenir do que remediar", salientou o prefeito.
Segundo Fortunati, a tendência é que nesta terça-feira (14) o nível do Guaíba, em Porto Alegre, se aproxime do nível histórico de 5,5 metros. "O nível elevado e o vento sul vão represar ainda mais a água do Guaíba e isso pode ter impacto nos rios Gravataí e Sinos", frisou.
O prefeito adianta que, dependendo de como for a terça-feira, na quarta (15) o alerta de evacuação do bairro Niterói já poderia ser suspenso e, os moradores, liberados para voltarem para casa. "Precisamos de um ciclo de 48 horas", disse Jairo nesta segunda.