Os moradores do bairro Niterói, em Canoas, estão sob alerta de evacuação. A medida é preventiva e vem sendo reforçada pela Prefeitura desde o fim de semana. A adesão ao pedido está abaixo do esperado.
Embora não haja evidência técnica, existe receio de extravasamento do Rio Gravataí, que margeia o bairro no limite com Porto Alegre. No pico da enchente da semana passada o dique do Niterói não foi vencido pela água, ao contrário dos diques dos bairros Rio Branco e Mathias Velho.
Nesta segunda-feira (13), o prefeito Jairo Jorge (PSD) e o secretário de Resiliência Climática (Eclima), José Fortunati, reforçaram o alerta à população. “Os moradores devem fazer uma evacuação preventiva. É melhor prevenir do que remediar”, salientou o prefeito.
Segundo Fortunati, a tendência é que nesta terça-feira (14) o nível do Guaíba, em Porto Alegre, se aproxime do nível histórico de 5,5 metros. “O nível elevado e o vento sul vão represar ainda mais a água do Guaíba e isso pode ter impacto nos rios Gravataí e Sinos”, frisou.
O prefeito adianta que, dependendo de como for a terça-feira, na quarta (15) o alerta de evacuação do bairro Niterói já poderia ser suspenso e, os moradores, liberados para voltarem para casa. “Precisamos de um ciclo de 48 horas”, disse Jairo nesta segunda.
LEIA TAMBÉM