Neste primeiro dia do mês de maio, o município de Montenegro, no Vale do Caí, registra a maior enchente dos últimos 80 anos. A confirmação é da Defesa Civil, que prevê a elevação do nível do Rio Caí até o final da tarde desta quarta-feira (1º) a um índice jamais visto.
Segundo Clóvis Eduardo Pereira, coordenador do órgão, a perspectiva é de que a enchente atinja 9,77 metros ainda hoje, ultrapassando a marca de 9,21 metros registrada em 1943, que até então era considerada a maior cheia do Rio Caí no município. A título de comparação, na enchente de novembro do ano passado, o nível do rio chegou a 9,01 metros.
Conforme levantamento da Defesa Civil local, desde terça-feira (30), quando o nível do rio começou a subir rapidamente, a enchente atingiu 5.340 famílias, totalizando 21.360 pessoas afetadas pela cheia. Dessas, 200 pessoas – em torno de 50 famílias – estão desabrigadas e foram encaminhadas para dois abrigos montados pela Prefeitura no Ginásio Domingão, no Parque Centenário, e no ginásio do Sesc, no Centro. Ainda, há cerca de 1.000 pessoas desalojadas, que encontraram abrigo na casa de familiares.
São vários os bairros onde há casas submersas, conforme a Defesa Civil. Os principais problemas estão nos bairros Centro, Olaria, Ferroviário, Municipal, Industrial e Aeroclube.
LEIA TAMBÉM