Durante visita do presidente Lula (PT) e comitiva de ministros ao Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (2), o Ministério da Defesa informou que ampliou de 335 para 626 o número de militares enviados ao Estado para auxiliar as ações de apoio e resgate de vítimas das fortes chuvas.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme a pasta, o trabalho das Forças Armadas na operação batizada de “Taquari II”, iniciou na última terça-feira, dia 30 de abril, e conta com 12 embarcações e botes de resgate enviados pela Marinha e Exército, 5 helicópteros, 45 viaturas e equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal.
Os militares da Marinha, Exército e Aeronáutica estão atuando em resgate de pessoas ilhadas, montagem de barracas para triagem de desabrigados, distribuição de água, alimentos e donativos, e auxílio na recuperação da infraestrutura danificada. As ações ocorrem em conjunto ao trabalho da Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.
Área de atuação
O trabalho dos militares abrange os municípios de Alegrete, Bento Gonçalves, Candelária, Eldorado do Sul, Encantado, General Câmara, Jaguarão, Lajeado, Montenegro, Muçum, Nova Palma, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Tereza, São Gabriel, São Sebastião do Caí e Sinimbu.
Taquari II
A primeira fase da operação Taquari ocorreu em 2023, em resposta às fortes chuvas que atingiram o estado. Militares das Forças Armadas foram mobilizados para atender as regiões afetadas.
LEIA TAMBÉM