Mais de 282 mil imóveis estão sem energia elétrica e 441.120 clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), sem abastecimento no Estado. Em relação aos clientes da Corsan, o número representa 14% do total.
O balanço divulgado pelo governo do Estado não leva em conta autarquias municipais como a Comusa, em Novo Hamburgo, que também foi obrigada a interromper o abastecimento de água sob risco de comprometer a estrutura de captação.
Em Novo Hamburgo, são 89.530 economias sem água. Somado ao balanço do Estado, são mais de 530 mil economias sem água potável nas torneiras no RS e mais de 813 mil sem água ou luz no Rio Grande do Sul.
No fim desta sexta-feira (3), o Rio dos Sinos estava em 9,65 metros, podendo chegar a 10 metros. Precisaria chegar ao menos a 8 metros para a captação voltar a Novo Hamburgo.
Energia elétrica, telefonia e internet
Em relação à energia elétrica, são 50.500 mil pontos sem energia elétrica na CEEE Equatorial, o que representa 2,8% dos clientes. Já em relação à RGE Sul são 232 mil pontos, 7,6% do total.
Além de água e luz, há problemas de telefonia e internet com a rede da Tim em 63 cidades, da Claro em 53 municípios, da Vivo em 18 cidades.
LEIA TAMBÉM