abc+

CHUVAS EXCESSIVAS

CATÁSTROFE NO RS: Mais de 250 mil pontos estão sem energia elétrica e mais de 300 mil não tem água no Estado

No Vale do Taquari são 117 mil clientes sem energia elétrica e, no Vale do Sinos, são 20 mil

ico_abcmais_azul
Publicado em: 03/05/2024 às 11h:08 Última atualização: 03/05/2024 às 11h:46
Publicidade

Mais de 250 mil pontos estão sem energia elétrica e mais de 300 mil sem abastecimento de água em todo Rio Grande do Sul, até a manhã desta sexta-feira (3).

Pátio de subestação em Nova Santa Rita está alagado



Pátio de subestação em Nova Santa Rita está alagado

Foto: Rodrigo Battistella / Arquivo Pessoal

As chuvas excessivas que caem desde sábado (27), e de forma excessiva desde segunda (29), deixaram o Estado em um momento de catástrofe.

Mais de 200 mil sem luz

Até a manhã desta sexta, 25 mil pontos do RS, abastecidos pela CEEE Equatorial, estão sem energia elétrica, totalizando 1,4% dos clientes, conforme informações do governo do Estado do RS.

Os pontos da RGE Sul sem energia totalizam 252 mil, mais de 8% dos clientes. Ventos, descargas e as chuvas continuam causando danos na rede elétrica, segundo a empresa.

Além disso, a maioria dos locais que estão sem energia são pontos alagados ou que as equipes da RGE não conseguem acessar. Conforme eles, os locais mais afetados são Vale do Taquari (117 mil), Vale do Sinos (20 mil), Vale do Rio Pardo (48 mil), Planalto (18 mil), Serra (17 mil) e Central (18 mil).

Mais de 300 mil sem água

O Rio Grande do Sul tem 377 mil imóveis sem abastecimento de água em 45 cidades do Estado. “As principais causas seguem sendo falta de energia elétrica e/ou alagamento nas unidades e estruturas operacionais e alta turbidez da água nas captações”, afirma em nota.

As regiões mais afetadas são a Nordeste, Central, Metropolitana e Vale do Sinos, até a manhã desta sexta.

Sem sinal de telefone e internet

Cerca de 87 cidades do RS estão sem serviços de internet e telefone da operadora Tim. Da Claro, são 51 municípios e 19 da Vivo.

O Rio Grande do Sul passa por uma catástrofe por conta das chuvas excessivas, causando alagamentos, cheias dos rios e deixando mais de 30 mortos, 74 desaparecidos e mais de 24 mil pessoas que precisaram deixar as casas.

*Os números da RGE e da Corsan foram atualizados às 11h45.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade