VISITA PRESIDENCIAL
CATÁSTROFE NO RS: Lula vem ao RS anunciar medidas para pessoas físicas
Presidente confirmou a terceira visita ao Estado durante reunião com Eduardo Leite
Última atualização: 13/05/2024 17:26
Um pacote de medidas que pretende destinar recursos diretamente aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul será anunciado nesta quarta-feira (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente virá até o Estado para fazer o anúncio e detalhar as ações ao lado do governador Eduardo Leite (PSDB).
Lula confirmou a terceira visita ao Estado durante reunião realizada nesta segunda-feira (13). De Brasília, o presidente conversou por videoconferência com o governador. “Eu estava com a intenção de ir ao Rio Grande do Sul amanhã (terça-feira), mas a pedido do ministro Haddad do ministro Rui Costa (Casa Civil) vamos nos preparar porque eu quero anunciar uma série de medidas para as pessoas físicas” afirmou Lula, que deve anunciar essas primeiras medidas ainda na terça.
“Para as pessoas que perderam alguma coisa, recebam recurso da União para que possam começar a repor parte daquilo que eles perderam”, antecipou Lula. O desenho desse repasse direto será discutido nas próximas 24 horas.
Na quarta, quando chega ao Estado, Lula quer fazer ao lado do governador Leite outros anúncios. Segundo o presidente, a ideia é trabalhar junto aos ministérios do Trabalho, Previdência e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para elaborar outras propostas de recuperação.
Lula ainda adiantou que o governo federal irá apoiar os abrigos existentes no Estado. “Eu já fiquei em abrigo, já tive minha casa alagada, sei como é nem poder trocar de roupa”. Além da visita, a reunião também foi marcada pelo anúncio da suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União pelos próximos 36 meses.