O fluxo de veículos era intenso no trecho da BR-116 em São Leopoldo no início da tarde deste domingo (19). Carros, caminhões e motocicletas transitavam na região em direção a Novo Hamburgo e também Porto Alegre.
Ao contrário dos últimos dias, em que cones sinalizavam bloqueios parciais e interrupções de pista na rodovia, o trânsito estava liberado por volta das 15 horas. No sentido interior-capital, o congestionamento era de 1,8 quilômetro entre o Complexo Scharlau e a ponte sobre o Rio dos Sinos. Pouco se comparado aos mais de 5 quilômetros registrados durante a semana.
Um dos motivos do trânsito fluir melhor é o fato dos veículos não utilizarem a ponte na contramão. São duas faixas para ir e outras duas para voltar, inclusive passando pela via elevada construída no local.
Já no sentido capital-interior, o engarrafamento era maior. Às 15 horas os motoristas enfrentavam 2,3 quilômetros de tranqueira, a partir da Avenida João Corrêa, se estendendo até a altura da Estação Rio dos Sinos.
Em Novo Hamburgo, Estância Velha e Ivoti, o trânsito na rodovia era leve nesta tarde, sem registros de ocorrências ou congestionamentos.
Pontes bloqueadas
A avenida Caxias do Sul e a rua Albino Kempf, em São Leopoldo, permanecem alagadas, portanto, quem passar pela Ponte 25 de Julho vindo do Centro, terá que retornar logo em seguida. O trânsito é liberado para o acesso local dos moradores das imediações do Rio dos Sinos, mas a área é muito pequena.
Nas pontes do Ginásio e da Avenida Mauá, o cenário é pior, não sendo possível nem mesmo sair da ponte por conta dos alagamentos.
Em Novo Hamburgo, além da BR-116, a Estrada da Integração, passando por Lomba Grande, também é alternativa para quem deseja ir a São Leopoldo.
*Colaborou: Dário Gonçalves
LEIA TAMBÉM