Prevista inicialmente para acontecer de forma presencial em Brasília, a reunião para tratar sobre novas ações do governo federal em apoio ao Rio Grande do Sul serão discutidas a distância nesta segunda-feira (13). O governador Eduardo Leite (PSDB) conversará às 15 horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) por videoconferência.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Entre os temas da reunião está o futuro da dívida do Estado com a União. Leite já sinalizou que espera uma oferta de suspensão do pagamento por um prazo longo, de pelo menos dois anos. Já o governo federal tem assinalado com uma proposta na qual o Estado se comprometeria a reinvestir o valor economizado em áreas pré-acordadas.
Além da dívida, a reunião também deve debater quais novas ações o governo federal irá destinar para atender aos atingidos pelas enchentes que assolam os gaúchos nas últimas semanas. Em Brasília se estuda a possibilidade de criação de um voucher para a população comprar móveis e eletrodomésticos perdidos nas enchentes. A promessa do Planalto é divulgar todas as medidas nesta terça-feira (14).
Lula também está estudando a possibilidade de fazer uma nova visita ao Rio Grande do Sul, seria a terceira desde que as chuvas começaram no Estado. A vinda do presidente aconteceria nesta terça, e o próprio presidente deve anunciar e detalhar as propostas de socorro aos gaúchos.
LEIA TAMBÉM