abc+

REPERCUSSÃO

CATÁSTROFE NO RS: Imprensa internacional enfoca estragos no Vale do Caí e em Porto Alegre

Jornal norte-americano The New York Times enfocou os estragos em São Sebastião do Caí e o britânico The Guardian noticiou a queda de ponte entre Feliz e Linha Nova

André Moraes
Publicado em: 03/05/2024 às 21h:42 Última atualização: 03/05/2024 às 22h:24
Publicidade

Assim como a imprensa brasileira, veículos internacionais de notícias enfocaram a catástrofe climática no Rio Grande do Sul. O jornal The New York Times publicou matéria na página 6 da edição impressa desta sexta-feira (3) com o título “Chuvas torrenciais deixam 29 mortos e mais desaparecidos no Brasil”. Na versão eletrônica da matéria, havia fotos de São Sebastião do Caí, Encantado e Sinimbu.

São Sebastião do Caí foi uma das cidades mencionadas no noticiário internacional sobre as cheias no Rio Grande do Sul | abc+



São Sebastião do Caí foi uma das cidades mencionadas no noticiário internacional sobre as cheias no Rio Grande do Sul

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O jornal francês Le Monde também enfocou, em sua edição eletrônica, as enchentes no Rio Grande do Sul, na matéria “No Brasil, inundações deixam 37 mortos e 74 desaparecidos”. O texto falava em “dilúvio” e acrescentava que houve “zonas habitacionais alagadas a perder de vista, estradas destruídas ou pontos bloqueados pela correnteza, sem contar rupturas de barragens que ameaçam agravar ainda mais a situação”.

O britânico The Guardian também enfocou a região, mencionando que as enchentes no Rio Grande do Sul são as piores em 80 anos e mencionando a situação em Bento Gonçalves, Lajeado, Estrela e Porto Alegre. “Na cidade de Feliz, a 80 km da capital estadual Porto Alegre, a extrema elevação do rio destruiu uma ponte que fazia a ligação com a cidade vizinha de Linha Nova”, acrescentava o texto.

A rede alemã Deutsche Welle também enfocou as enchentes, destacando a visita do presidente Lula e a declaração do governador gaúcho Eduardo Leite de a catástrofe climática é a pior da história do Estado. “Estragos da tempestade atingiram cerca de 150 municípios, forçando mais de 10 mil pessoas a sair de suas casas”, detalha a matéria.

Na Argentina, as notícias sobre as chuvas no Rio Grande do Sul ficaram entre os 15 assuntos mais procurados no noticiário do dia, conforme levantamento do Google Trends na noite desta sexta-feira (3). Em seu site, o jornal Clarín destacava a “enchente histórica” no centro de Porto Alegre nesta sexta-feira, com fotos e vídeos da capital gaúcha. O Clarín também reproduziu imagens do alagamento nas ruas de São Sebastião do Caí.

A cobertura nos jornais fora do Brasil foi impulsionada pela presença de agências de notícias internacionais, que acompanharam a visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul e distribuíram notícias, fotos e imagens em seus serviços com alcance global.

No Brasil, as edições impressas dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo destacaram as enchentes do RS em foto principal de capa. Foto da enchente em São Sebastião do Caí foi o maior destaque de capa na Folha de S. Paulo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade