As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição em regiões do Estado. Imagens de satélite mostram o antes e o depois na Grande Porto Alegre.
Segundo a MetSul Meteorologia, cidades que ficaram total ou parcialmente cobertas pelas águas podem ser vistas nos registros dos satélites.
Veja a extensão da catástrofe no RS
Com a melhora do tempo na segunda-feira (7), foi possível ver do espaço os danos na região metropolitana da capital. As imagens mostram que a enchente mudou o mapa do Estado.
“A extensão da cheia do Rio Jacuí pode ser descrita como absurda, tal a extensão que o curso d’água assumiu ao atingir o delta, junto às cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul e Guaíba”, diz a MetSul.
Os resgistro abaixo mostram o setor a Oeste de Porto Alegre, onde está a parte final do Rio Jacuí. Conforme a MetSul, o Jacuí “se expandiu de forma espantosa e inundou uma enorme área”.
Em Porto Alegre, os satélites mostram a enchente no Quarto Distrito. Nas fotos aparecem a Vila Farrapos e o bairro Humaitá, onde o Rio Gravataí desemboca no Guaíba perto da Arena do Grêmio, no limite com Canoas.
No Vale do Sinos, a Scharlau e o Centro de São Leopoldo foram atingidos.
LEIA TAMBÉM