VALE DO PARANHANA

CATÁSTROFE NO RS: Hospital atingido por enchente em Três Coroas pede ajuda para limpeza; veja vídeo

Presidente da fundação de saúde convoca população para que hospital possa retomar os atendimentos; soldados do exército nos trabalhos iniciais nesta sexta-feira

Publicado em: 03/05/2024 21:53
Última atualização: 03/05/2024 21:53

A pequena trégua na chuva desta sexta-feira (3) serviu para mobilização na Fundação Hospitalar Doutor Oswaldo Diesel (FHDOD), em Três Coroas. A casa de saúde foi atingida pela enchente do Rio Paranhana na madrugada da quinta-feira (2). Ao menos, 11 pacientes foram transferidos para o Hospital São Francisco de Assis, de Parobé, quando o nível da água baixou.

Equipamentso foram tirados para o lado de fora para limpezaFHDOD
Hospital de Três Coroas foi atingido pela enchenteFHDOD
Mobilização de limpeza do Hospital de Três Coroas contou com apoio do ExércitoFHDOD
Mobilização de limpeza do Hospital de Três Coroas contou com apoio do Exército e de funcionáriosFHDOD
Mobilização de limpeza do Hospital de Três Coroas contou com apoio do ExércitoFHDOD
Mobilização de limpeza do Hospital de Três Coroas contou com apoio do Exército e de funcionáriosFHDOD

Nesta sexta, além de funcionários, o hospital contou com ajuda de soldados do exército para começar a limpeza do local, que não tem previsão para retomar os atendimentos. De acordo com a fundação, 40% da limpeza foi concluída. No entanto, o presidente da casa de saúde, Joel Brando Klippel, pediu ajuda da população para concluir os trabalhos.

“Todos os equipamentos estão aqui fora e a gente não está dando conta de fazer a limpeza para poder fazer o hospital voltar a ativa o mais rápido possível. A gente pede uma colaboração da população, se alguém tiver lava-jato para trazer para cá, rodo grande e mão de obra para poder vir nos ajudar”, disse em vídeo publicado nas redes sociais. 

Klippel ainda destaca preocupação com as condições climáticas, tendo em vista que equipamentos, como aparelhos e camas hospitalares, estão do lado de fora do hospital. A fundação hospitalar enfatiza que além de funcionários e voluntários da cidade, que foi devastada pela cheia do rio, pessoas de outras cidades que possam se deslocar em segurança, também podem ajudar na ação de recuperação da casa de saúde. O mutirão está previsto para começar a partir das 7 horas deste sábado (4).

 

Atendimentos médicos na cidade

Com o não funcionamento do único hospital da cidade, quem precisa de atendimento médico deve se dirigir até Posto de Saúde do Centro, que até segunda-feira (6) ficará aberto 24 horas. Durante o final de semana, também haverá atendimento da Farmácia Básica Municipal, das 10 às 16 horas, no sábado e no domingo (5).

Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, a secretária de saúde, Carla Muller, explica que neste período, casos de urgência e emergência serão encaminhados para o Hospital Bom Pastor, de Igrejinha. “Casos mais simples conseguiremos atender no nosso posto, onde temos equipe médica e de enfermagem”, esclarece.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas