Um homem foi resgatado na manhã desta quarta-feira (1º) após ficar cerca de 12 horas ilhado e abrigado no teto do próprio carro. O caso aconteceu na RS-403, junto à Ponte do Botucataí, limite entre Cachoeira do Sul e Rio Pardo. O resgate foi possível graças a uma ação voluntária de um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de folga, que acionou um grupo de amigos para auxiliar nas buscas.
Claiton Alexandre Ritzel Homrich, 53 anos, saiu de São Leopoldo por volta das 14 desta segunda-feira (30) em direção à Cachoeira do Sul, no Vale do Rio Pardo. Por volta das 17 horas, ele entrou em contato com a esposa, já em Santa Cruz do Sul, e enviou uma foto da estrada alagada próximo ao comércio atacadista na cidade.
Foi então que Homrich desviou pela estrada de Rio Pardo, via RS-403, para evitar os bloqueios viários. Só que ao passar por um trecho alagado, o nível da água subiu repentinamente e arrastou o carro para fora da pista, tombando e ficando preso em uma árvore.
Às 18h30, ele fez uma nova ligação para a esposa, desta vez pedindo socorro e relatando que seu carro tinha sido arrastado pelas águas. Antes de informar a localização, a ligação caiu e então a companheira entrou em contato com as autoridades.
- Saiba quais estradas têm trânsito bloqueado devido à chuva no Rio Grande do Sul
- Milhares de gaúchos seguem sem energia elétrica em função das chuvas
Contudo, sem a localização exata, as forças de segurança tiveram dificuldades em realizar as buscas. Nisso, o setor de inteligência da PRF foi acionado e traçou um perímetro com a provável localização do veículo.
De folga, o agente da PRF, Ernani Dias, reuniu mais três amigos para fazerem as buscas pelo desaparecido. Após localizarem a Homrich, preso no veículo e seguro nas árvores, o grupo conseguiu realizar o resgate sem qualquer ferimento ao condutor.
Veja vídeo
LEIA TAMBÉM