Concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a Fraport diz ainda não ter prazo para retomar voos comerciais. Desde a semana passada, a empresa trabalha para transferir os voos que sairiam de Porto Alegre para a Base Aérea de Canoas.
“Não há previsão de quando essa operação estará pronta”, afirmou a Fraport por nota, destacando ainda que pretende retomar a malha aérea mínima para atender passageiros. O Salgado Filho está fechado desde a semana por conta da enchente. A água ocupou o saguão e as pistas do terminal e a previsão é que ele não reabra até o final de maio.
Já a Base Aérea vem recebendo voos de carga e de ajuda humanitária. A ideia é adaptar o espaço para receber passageiros, mas em uma capacidade bem menor. Estão previstos cinco voos diários saindo de Canoas, o que totalizaria 35 viagens semanais, de acordo com o que foi autorizado à Fraport. A mudança de endereço temporária está sendo negociada com o Ministério de Portos e Aeroportos.
Mesmo com voos comerciais, a Base Aérea seguirá sendo o principal ponto para logística de cargas. É lá que estão sendo recebidas as doações que vem sendo distribuídas para a população atingida pelas enchentes.
O exemplo mais recente aconteceu na tarde deste domingo (12), quando um Boeing 757 aterrissou trazendo 20 toneladas insumos. A ação foi comemorada pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB) em sua página no X (antigo Twitter). As doações vieram direto dos Estados Unidos e pertencem a Samaritans Purse, uma entidade internacional que oferece apoio às vítimas de tragédias.
Recebemos a pouco na Base Aérea de Canoas um Boeing 757 com 20ton de insumos, pertencente à @SamaritansPurse, entidade internacional de apoio à vítimas de tragédias. We appreciate your support, thank you very much for your solidarity with the people of RS! ???????????????????? pic.twitter.com/ArfOGIRNmc
— Gabriel Souza (@GabrielSouza_RS) May 12, 2024
Outros aeroportos
Além da Base Aérea de Canoas, outros seis aeroportos do Rio Grande do Sul também irão atender aos passageiros do Salgado Filho. Em um primeiro momento se projeta 53 voos semanais operando dos aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana. Para atender a demanda, o plano emergencial também prevê voos partindo de Florianópolis, Chapecó e Uruguaiana.
Aeroportos e voos
Aeroporto de Caixas do Sul – 25 voos semanais
Aeroporto de Santo Ângelo – 2 voos semanais
Aeroporto de Passo Fundo – 16 voos semanais
Aeroporto de Pelotas – 5 voos semanais
Aeroporto de Santa Maria – 2 voos semanais
Aeroporto de Uruguaiana – 3 voos semanais
Base aérea de Canoas – 35 voos semanais
Aeroporto de Florianópolis – 21 voos semanais
Aeroporto de Jaguaruna – 7 voos semanais
Aeroporto de Chapecó – aumento de capacidade da aeronave
LEIA TAMBÉM